logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Brasileiro Caixa de Ginástica Artística agita o público e define campeões em São Paulo (SP)

06/08/2017

Competição terminou neste domingo (6) com definição dos títulos por equipe e all around (generalista)

Brasileiro Caixa de Ginástica Artística agita o público e define campeões em São Paulo (SP)

São Paulo (SP) - O Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Artística chegou ao fim com muita emoção. Com alguns dos principais ginastas do País em ação e muita torcida nas arquibancadas do ginásio do E.C Pinheiros, os atletas da categoria adulta encerraram neste domingo (6), a disputa pelos títulos masculino e feminino por equipes e all around (generalista).

No masculino, o E.C Pinheiros repetiu a boa performance dos últimos anos e conquistou o quarto título consecutivo da competição ao somar 244,800 pontos. SERC Santa Maria (238,750) e ADC São Bernardo (237,900) completaram o pódio por equipes.

Cristiano Albino, um dos técnicos do E.C Pinheiros, ressaltou o trabalho em conjunto pelo tetracampeonato do clube. “Primeiramente, temos que agradecer a todos que contribuíram para esse resultado. Tivemos um dos melhores planejamentos dos últimos anos, houve seriedade de todo mundo. Um tetracampeonato dentro do clube é sempre gratificante, são muitos anos de trabalho e temos que parabenizar todo o grupo multidisciplinar e os atletas pelo resultado”, destacou o treinador.

Na disputa individual, o título também ficou com o campeão da última edição. Caio Souza, da ADC São Bernardo, somou 83,700 pontos e venceu pelo segundo ano consecutivo a competição all around (generalista). Francisco Barreto (E.C Pinheiros) e Lucas Bitencourt (SERC Santa Maria) ficaram na segunda e terceira colocação, respectivamente.

“É bom levar o segundo título para casa. Isso traz uma responsabilidade ainda maior para os próximos campeonatos. Estou muito feliz com a competição que eu fiz. Estamos vindo de um ritmo muito forte de trabalho. Vamos seguir com o nosso foco, que é sempre a evolução da nossa ginástica. Estou feliz por não ter tido quedas”, destacou Caio, que contou com poucos erros durante a competição e foi um dos destaques também ao interagir com o público presente.

“Tivemos arquibancada lotada. É muito legal interagir com o público. Com as pessoas batendo palma e torcendo por nós, dá uma força a mais”, completou o atleta do ADC São Bernardo, que embarca nesta (7) para o Pan-Americano, no Peru.

Já no feminino, o Cegin foi o grande vencedor. Além de conquistar o título por equipes ao somar 159,650 pontos, à frente do E.C Pinheiros (151,050 pontos) e C.R. Flamengo (149,450 pontos), o clube também venceu a competição individual com Thaís Fidelis, somando 54,400 pontos. Fabiane Valentim (Cegin), com 54,050, e Daniele Hypolito (ADC São Bernardo), com 53,150, fecharam o pódio do all around (generalista).

Thaís Fidelis competiu pelo primeiro ano na categoria adulta e já conquistou o principal título nacional da modalidade - no ano passado, ela havia vencido na categoria de 13 a 15 anos. “Esse campeonato foi o primeiro que eu competi no adulto e foi muito importante. Gostei muito dos meus resultados. Representou muito para o meu trabalho, dos meus treinadores e do Cegin, que nos ajuda muito”, disse a ginasta, que projeta novas conquistas daqui para frente. “Acho que competi bem. Ontem tive um erro, mas hoje consegui consertar. Espero que eu consiga melhorar mais pensando no Mundial”, acrescentou a atleta.

Treinadora do Cegin, a ucraniana Irina Ilyaschenko, ressaltou o sistema de trabalho da equipe pelos resultados obtidos no Brasileiro. Além das conquistas no Adulto, a clube também venceu no sábado (5) pela categoria Infantil.

“Conquistamos o que merecemos, trabalhamos bastante para isso. Elas competiram bem. No primeiro dia cometemos alguns erros, mas estamos muito felizes com a nossa conquista. Temos o nosso método de trabalho e sistema preparatório, que vem dando certo”, pontuou Ilyaschenko.

Seletivas

Ao término da competição, também foram anunciados os atletas que integrarão a Seleção Brasileira no Sul-Americano da categoria Juvenil, em Mar del Plata, Argentina, no mês de setembro. Pelo masculino, Arthur de Freitas Costa (Sesi-SP), Tomas Rodrigues Florêncio (Sogipa), André Lucas Florindo de Moraes (E.C Pinheiros), Vitor Ganancio Ribeiro (SERC Santa Maria) e Rankiel Santos Neves (MTC). No feminino, o grupo será composto pelas seguintes ginastas: Fabiane Brito (Cegin), Isabel Barbosa (E.C Pinheiros), Cristal Bezerra (Adeco), Maria Julia (C.R. Flamengo) e Milene Cruz (Cegin).

Nas próximas semanas também serão divulgados atletas que competirão no Mundial da modalidade em Montreal, no Canadá, em outubro. Eles passaram por seletiva durante o Brasileiro e o resultado será divulgado posteriormente. 

O coordenador técnico da Ginástica Artística da CBG fez uma avaliação geral do evento e destacou a importância das seletivas para o Mundial durante os campeonatos para elevar cada vez mais o nível da Seleção Brasileira. “Com esse novo formato do evento, que recebeu também as seletivas para os campeonatos internacionais, aumentou a competitividade. Os ginastas sentiram que a pressão é um pouco maior. Para ir ao Mundial, teriam que fazer uma média nos dois dias. Com isso, vamos conseguir prepara-los melhor para as competições internacionais. Esse é o objetivo hoje da Seleção."

"Vamos ter mais uma avaliação ainda para se compor a Seleção. Tenho ainda mais uma semana para avaliar os resultados e divulgar os atletas que irão formar a equipe para este ano. Teremos ainda mais uma avaliação do grupo para o Mundial. Os parâmetros para a Seleção serão anuais. Esse ano o alvo é o Mundial", explicou lembrando que são duas vagas para generalistas e quatro para especialistas em cada aparelho. 

A competição marcou os cinco anos que o Brasil conquistou a primeira medalha olímpica, com Arthur Zanetti nas argolas, em Londres-2012. Um motivo de comemoração e de mais responsabilidade para a modalidade. "Muita coisa mudou de lá para cá. O cenário político no Brasil não está bom, mas a ginastica brasileira está caminhando, com mais investimento da Caixa, um bom trabalho da Confederação e do COB que nos apoia muito", concluiu Goto. 

Confira os resultados finais pelo link: http://bit.ly/2wkoc5q

A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pela Caixa Econômica Federal

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.