logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Ginastas comemoram conquista de melhores do ano no Prêmio Brasil Olímpico

14/03/2017

Destaques da modalidade concorrem, também, à premiação de 'Atleta da Torcida', com votação popular

Ginastas comemoram conquista de melhores do ano no Prêmio Brasil Olímpico

O ano de 2016 foi especial para a ginástica brasileira. A modalidade teve sua melhor participação em Jogos Olímpicos, além de outras marcas históricas. Para três atletas, a felicidade ficou completa no início deste ano, por se destacarem também no Prêmio Brasil Olímpico, concedido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Diego Hypolito, da Ginástica Artística, Natália Gaudio, da Rítmica, e Rafael Andrade, do Trampolim, venceram a eleição realizada para definir os melhores esportistas em 43 modalidades. A escolha passou pelas mãos de um júri formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. A honraria será entregue no dia 29 de março, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ). 

"É a coroação de todo trabalho feito em 2016, a maior recompensa e reconhecimento. É um incentivo a mais para continuar firme e forte em 2017. Estou muito feliz por esse prêmio, é um honra estar entre os melhores atletas do País", comemorou Natália Gaudio. 

A capixaba marcou seu nome na história: há 24 anos, desde Barcelona-1992, o Brasil não tinha uma representante na ginástica rítmica individual em Jogos Olímpicos. Natália não ficou entre as dez finalistas do individual geral, no Rio de Janeiro - terminou em 23° -, mas saiu do tablado ovacionada pela torcida. Antes da Olimpíada, a ginasta conquistou a maior nota da carreira em eventos internacionais, durante a etapa de Portugal da Copa do Mundo - 16.800 pontos na fita.

Pelo trampolim, Rafael Andrade já recebeu a premiação do COB como o melhor na modalidade em 2006. Dez anos depois, com 20 deles dedicados ao esporte, o goiano volta a se destacar. Nunca antes um brasileiro havia se classificado para representar a ginástica de trampolim em uma Olimpíada. Depois de conquistar a vaga inédita, terminou na 15ª colocação, muito comemorada.

"O ano de 2016 foi um marco na história do esporte no Brasil, com a realização de uma Olimpíada aqui pela primeira vez. Foi também a estreia brasileira no trampolim olímpico. Me sinto muito privilegiado por fazer parte desse momento. O prêmio é uma celebração de tudo isso. Acredito que o título de campeão pan-americano no ano passado também tenha feito com que eu fosse escolhido para recebê-lo pela segunda vez", celebrou.

Experiente, Diego Hypolito, bicampeão mundial, trilhou o caminho até o Rio com dois ouros e uma prata no solo em etapas de Copa do Mundo disputadas durante o ano. Na terceira Olimpíada da carreira, superou as quedas de Pequim-2008 e Londres-2012 e brilhou. Em casa, conquistou a primeira medalha olímpica, a prata no solo - uma das três da ginástica artística brasileira na competição, melhor resultado da história.

Atleta da Torcida

Considerado o Oscar do esporte no País, o Prêmio Brasil Olímpico também conta com a categoria "Atleta da Torcida". Essa eleição ainda está em andamento e o resultado será revelado no dia da cerimônia de premiação. Dois atletas da ginástica artística estão entre os concorrentes: Diego Hypolito e Arthur Nory Mariano, bronze no solo.

Aos 23 anos, Nory fez a estreia em Olimpíada e virou xodó dos torcedores. No começo de 2016, o jovem ginasta foi o único representante brasileiro na etapa escocesa da Copa do Mundo de Ginástica Artística e conquistou a medalha de prata no individual geral. Pouco antes dos Jogos do Rio, foi campeão no salto na etapa disputada em casa. 

A votação popular, aberta desde 5 de março, está sendo realizada por meio de uma enquete no Facebook, na página, facebook.com/timebrasil, e também no site cob.org.br/pbo Cada fã pode votar uma vez no atleta preferido e participar da campanha compartilhando a enquete com seus amigos.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.