logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Rafael Andrade está confiante para a estreia da ginástica de trampolim nos Jogos Olímpicos do Rio

12/08/2016

Brasileiro se apresenta na Arena Olímpica do Rio neste sábado (13), das 14h às 15h35

Rafael Andrade está confiante para a estreia da ginástica de trampolim nos Jogos Olímpicos do Rio

Rio de Janeiro (RJ) - A ginástica de trampolim brasileira está entre as melhores do mundo nos Jogos Olímpicos. Entre os 16 participantes do masculino está Rafael Andrade, que faz a classificatória neste sábado (13), das 14h às 15h35, na Arena Olímpica do Rio de Janeiro. O goiano de 30 anos treinou muitos anos até chegar à competição, ápice na carreira de todo atleta de alto rendimento, e está confiante com a boa participação no maior evento esportivo do planeta.

Além do orgulho por estar classificado, Rafael tem uma satisfação ainda maior, já que é o primeiro ginasta a representar o Brasil na competição. Antes da estreia, o ginasta fez o treino de pódio nesta sexta-feira (12), uma espécie de aquecimento antes da competição. Para ele, a primeira impressão foi a melhor possível. "O meu treino de pódio foi bom. Estou feliz, satisfeito e confiante para amanhã. Gostei bastante dos dois trampolins. De todos os que já saltei, esses foram uns dos que me senti mais confortável já no primeiro treinamento. Cada trampolim é de um jeito, um puxa mais para um lado, outro mais para o outro, e por isso é importante esse teste", esclareceu o ginasta.

Rafael está tendo a oportunidade de realizar um sonho antigo de disputar uma Olimpíada. Após tantos anos de dedicação e esforço, ele tem mantido a cabeça no lugar. Tudo para fazer boas apresentações e alegrar a torcida. "Não estou pensando muito no fato de ser o primeiro brasileiro do trampolim a participar dos Jogos Olímpicos. Não posso deixar a emoção tomar conta, pois trabelhei demais para chegar até aqui. Quero concluir bem esse ciclo. Não posso me deslumbrar com nada. Estou focado totalmente em acertar. O objetivo é fazer as minhas séries da melhor maneira possível e sair satisfeito, com a sensação de dever cumprido", ressaltou Rafael, prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, primeiro homem da modalidade brasileira a ir ao pódio na competição.

A técnica Tatiana Figueiredo também gostou da performance do brasileiro no primeiro teste. "O treino foi bom e fiquei satisfeita. O Rafael fez as séries de forma tranquila e acho que terá uma boa competição amanhã. Ele é um ginasta experiente e estamos confiantes que dará tudo certo", analisou.

Na ginástica de trampolim, os atletas fazem duas séries, uma com elementos obrigatórios e outra livre. As rotinas são avaliadas de acordo com a dificuldade, execução e tempo de voo. "A obrigatória é um pouco mais fácil, então serve como um aquecimento para a segunda, que é mais difícil. Na série livre, os ginastas devem fazer dez saltos com grau de dificuldade mais alto, então a chance de falhas é maior", explicou a treinadora, lembrando que China, Rússia e Bielorrússia são as principais potências no trampolim masculino.

Para Tatiana, estar nos Jogos Olímpicos é uma dupla realização profissional. Em Los Angeles 1984, como atleta, representou a ginástica artística brasileira e ficou na 27ª colocação do individual geral. Há anos como técnica da Seleção de Ginástica de Trampolim, a satisfação é enorme em viver tudo isso novamente. "Realmente é a realização de um sonho duas vezes, primeiro como ginasta e agora como treinadora. Além disso, a competição é justamente na minha cidade natal", comemorou.

Na classificatória deste sábado (13), Rafael será o sexto ginasta a se apresentar. No mesmo dia, das 15h40 às 16h30, será a decisão, com oito melhores da qualificatória.

<b> Programação </b>

Sexta-feira (12)
14h às 15h35: classificatória trampolim feminino
15h40 às 16h30: final trampolim feminino

Sábado (13)
14h às 15h35: classificatória trampolim masculino (Rafael Andrade)
15h40 às 16h30: final trampolim masculino

<b> Delegação brasileira de ginástica de trampolim </b>
Ginasta: Rafael Andrade
Técnica: Tatiana Figueiredo

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.