logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Seleção de Ginástica Artística Masculina inicia caminhada por medalhas nos Jogos Olímpicos

03/08/2016

Brasileiros estão na primeira subdivisão das classificatórias, que serão neste sábado (6) a partir das 10h30

Seleção de Ginástica Artística Masculina inicia caminhada por medalhas nos Jogos Olímpicos

Rio de Janeiro (RJ) - Os Jogos Olímpicos têm início nesta sexta-feira (5), mas o coração dos representantes da ginástica artística masculina já começou a bater mais forte hoje, durante o treino de pódio, na Arena Olímpica do Rio de Janeiro. As apresentações servem como aquecimento e reconhecimento do ginásio, que irá receber as classificatórias masculinas no sábado (6), das 10h30 às 21h. O Brasil faz parte da primeira subdivisão e começa nas argolas.

Como de costume na ginástica, o treino de pódio seguiu a ordem dos aparelhos que os ginastas farão nas qualificatórias. O primeiro deles foi a argola, uma das maiores chances brasileira de medalha na Rio 2016, com o atual campeão olímpico Arthur Zanetti. Diego Hypolito fez hoje as séries de salto e de solo, especialidades do atleta mais experiente da equipe, com 30 anos. Os generalistas Arthur Nory Mariano, Francisco Barretto Júnior e Sérgio Sasaki fizeram as provas nos seis aparelhos.

As apresentações, apenas para as delegações e banca de arbitragem, agradaram aos brasileiros. De acordo com Francisco, os ginastas estão bastante motivados. Além de competirem em casa, a modalidade masculina contará com uma equipe completa na competição pela primeira vez na história. "De um modo geral, gostei do meu treino, mas acredito que ainda posso melhorar até a estreia. Realmente estou confiante que possamos fazer uma grande festa para todo o Brasil. O resultado pode ser muito positivo pelo que vi aqui hoje", afirmou Chico, que vai contar com a torcida mais do que especial da família e de amigos de Ribeirão Preto (SP).

Nory também divide a mesma opinião do companheiro de Seleção. Segundo ele, mesmo sem valer nota, é importante passar bem pelo treino de pódio. "É positivo mostrarmos que a ginástica do Brasil veio forte e que estamos seguros nos aparelhos. Agora, é seguir treinando nesses dois dias até a estreia. Vamos apenas corrigir alguns detalhes e fazer o que temos trabalhado, sem mudar o treinamento, rotina de alimentação, rotina de sono. Temos que aproveitar essa oportunidade, curtir a competição e esquecer a pressão natural. Quero voltar para essa quadra e fazer o que mais amo, que é a ginástica", contou o carismático ginasta, um dos candidatos à final de barra fixa.

Do trio de generalistas, Sasaki é o único que chegou ao Rio já com participação em Jogos Olímpicos. Em Londres 2012, foi o décimo colocado no individual geral, melhor resultado brasileiro nesta categoria até hoje. Para ele, nesta reta final, é manter o foco e a seriedade. "Estou feliz com meu treino. Gostei do meu salto, com dificuldade maior, apesar de não ter acertado a chegada, mas hoje é um dia para nos adaptarmos. Já tenho na cabeça o que preciso melhorar e ajustar até as classificatórias. Estou muito focado na competição", explicou.

Segundo Leonardo Finco, coordenador da Seleção de Ginástica Artística Masculina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e chefe de equipe, restam apenas alguns ajustes a serem feitos. "Esse foi o primeiro contato dos ginastas com a arena de competição. Ainda temos dois dias para fazermos alguns ajustes nas séries, então acredito que eles estarão ainda melhores até sábado", reforçou.

Ginástica Artística Feminina: O treino de pódio feminino será nesta quinta-feira (4), a partir das 9h45. Como estão na terceira subdivisão, as brasileiras se apresentam das 14h30 às 16h, começando pela trave. Na tarde de hoje, as ginastas fizeram o último treinamento no Parque dos Atletas, dentro do Parque Olímpico, antes do pódio.

Lideradas pelas experientes Daniele Hypolito, na quinta edição dos Jogos Olímpicos da carreira, e Jade Barbosa, na segunda, o time da casa conta ainda com as jovens Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade. Carolyne Pedro é a reserva.

"Nesta reta final de preparação, é corrigir os pequenos detalhes e mostrar a técnica que adquiriram durante muitos anos de dedicação intensa à ginástica. As meninas estão bem focadas", comentou uma das técnicas da Seleção Feminina, Keli Kitaura.

Programação

Quinta-feira (4)
9h45 às 22h: treino de pódio GAF (Brasil das 14h30 às 16h)

Sábado (6)
10h30 às 13h: classificatórias primeira subdivisão GAM (Brasil)
14h30 às 17h: classificatórias segunda subdivisão GAM
18h30 às 21h: classificatórias terceira subdivisão GAM

Domingo (7)
9h45 às 13h: classificatórias primeira e segunda subdivisões GAF
14h30 às 16h: classificatória terceira subdivisão GAF (Brasil)
17h30 às 19h: classificatória quarta subdivisão GAF
20h30 às 22h: classificatória quinta subdivisão GAF

Segunda-feira (8)
16h às 18h55: final por equipe GAM

Terça-feira (9)
16h às 18h10: final por equipe GAF

Quarta-feira (10)
16h às 18h45: final individual geral GAM

Quinta-feira (11)
16h às 18h10: final individual geral GAF

Domingo (14)
14h às 14h45: final solo GAM
14h45 às 15h30: final salto GAF
15h30 às 16h15: final cavalo com alças GAM
16h15 às 17h: final barras assimétricas GAF

Segunda-feira (15)
14h às 14h45: final argolas GAM
14h50 às 15h35: final salto GAM
15h40 às 16h25: final trave GAF

Terça-feira (16)
14h às 14h45: final paralelas GAM
14h45 às 15h30: final solo GAF
15h30 às 16h15: final barra fixa GAM

Delegação brasileira de ginástica artística

Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior e Sérgio Sasaki
Reservas: Caio Souza e Lucas Bitencourt
Técnicos: Cristiano Albino, Marcos Goto e Renato Araújo
Chefe de equipe: Leonardo Finco
Árbitro: Robson Caballero

Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade
Reserva: Carolyne Pedro
Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko e Keli Kitaura
Chefe de equipe: Georgette Vidor
Árbitra: Yumi Sawasato

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.