logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Seleção de Ginástica Artística Masculina faz história ao conquistar vaga por equipe para Rio 2016

27/10/2015

Pela primeira vez País terá uma equipe completa masculina na maior competição esportiva do planeta

Seleção de Ginástica Artística Masculina faz história ao conquistar vaga por equipe para Rio 2016

Glasgow (SCO) - A ginástica brasileira acaba de conquistar um dos feitos mais importantes da história da modalidade: classificar uma equipe masculina completa para os Jogos Olímpicos pela primeira vez. A Seleção, composta por Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva, fez uma boa apresentação em todos os aparelhos e somou 349,057 pontos na fase classificatória do Mundial de Glasgow, na Escócia. Assim, além de estar garantida no Rio de Janeiro, em 2016, o que era o principal objetivo da Seleção este ano, também passa para as finais por equipe do Mundial, marcada para a próxima quarta-feira (28).

O Brasil ficou com a sétima posição da qualificatória e, juntamente com Japão, China, Grã-Bretanha, Rússia, Estados Unidos, Suíça e Coreia do Sul, irá em busca de uma medalha daqui a dois dias. Porém, para o grupo, o mais importante foi cumprir o objetivo de colocar a equipe nos Jogos Olímpicos. Ter o direito de levar uma equipe completa ao Rio significa aumentar as chances do Brasil de conquistar uma medalha olímpica, seja por equipe, no Individual Geral ou por aparelhos, já que haverá mais atletas do País competindo. O Brasil já possui o ouro de Arthur Zanetti nas argolas em 2012.

"Esse é o fruto de um grande trabalho que começou há alguns anos", frisou o treinador chefe da Seleção, Renato Araújo. "É um momento histórico. Classificar uma equipe inteira sempre foi o nosso sonho. Já perseguimos isso há algum tempo. Batemos na trave no último ciclo, pois em Londres tivemos três atletas, mas não a equipe completa. Este é o melhor momento da Ginástica Artística Masculina do Brasil. Nossa classificatória veio de um Mundial com a presença dos melhores ginastas do planeta e isso é muito difícil."

O técnico ressalta o grande trabalho que a modalidade tem feito em busca desse objetivo. "Tivemos uma preparação excelente. Estamos com uma boa estrutura de treinamento. Estamos trabalhando todos juntos já há algum tempo. Esses últimos dias, principalmente da aclimatação em Portugal para cá, foram os melhores de um Pré-Mundial que eu já vivi. Todos os atletas tiveram muita disciplina e tentaram fazer o melhor nos treinos. Fizemos tudo junto, como uma verdadeira equipe deve fazer. Foi perfeito", pontuou.

Passada a pressão de estar garantido nos Jogos Olímpicos, o Brasil já pode dar sequência à estratégia para conquistar bons resultados no Rio. "Temos, agora, pouco mais de nove meses para trabalhar focados nas Olimpíadas. Se não tivéssemos nos classificados, teríamos que nos organizar para o evento-teste e, só depois disso, começar a trabalhar para os Jogos Olímpicos. Acredito que podemos ter um resultado melhor em 2016 com essa preparação desde já", acrescentou o técnico.

Para completar, o País também busca o pódio mundial na barra fixa também pela primeira vez, com Arthur Nory Mariano, terceiro colocado nas classificatórias, e no Individual Geral com Nory e com Lucas Bitencourt. Na fase preliminar, Nory foi o 11° colocado, com 88,182 na somatória de todos os aparelhos, e Lucas o 20°, com 86,564.

"Nosso principal objetivo era classificar a equipe, mas estamos muito felizes por estarmos nessas duas finais. Nunca disputamos uma medalha na barra. Isso, mais uma vez, mostra a evolução da ginástica brasileira", concluiu Renato Araújo.

Para a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, esta é uma grande recompensa por todo o trabalho realizado. "Todos os ginastas, técnicos, árbitros e profissionais que trabalham com a ginástica no Brasil estão de parabéns pela dedicação e empenho em busca dessa conquista inédita. Temos que agradecer ao nosso patrocinador master, a Caixa Econômica Federal, ao Ministério do Esporte e ao Comitê Olímpico do Brasil pelo apoio de sempre, além de todos os colaboradores e admiradores da ginástica brasileira. Estamos muito felizes com esse resultado histórico", resumiu.

Programação
Horário de Brasília

Terça-feira (27)
16h45 às 19h - Finais Femininas por equipe - transmissão SporTV

Quarta-feira (28)
15h45 às 19h - Finais Masculinas por equipe - Brasil - transmissão SporTV

Quinta-feira (29)
16h45 às 19h - Finais Individual Geral Feminino -Lorrane Oliveira e Flávia Saraiva - transmissão SporTV

Sexta-feira (30)
16h10 às 19h - Finais Individual Geral Masculino - Arthur Nory e Lucas Bitencourt - transmissão SporTV

Sábado (31)
11h às 15h - Finais por aparelho - transmissão SporTV

Domingo (1°)
11h30 às 15h - Finais por aparelho - Arthur Nory (barra fixa) transmissão SporTV

Seleção de Ginástica Artística Feminina

Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo

Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko
Coreógrafa: Valéria Lakerbai
Médico: Roberto Nahon
Fisioterapeuta: Júlio Mattos
Chefe de equipe: Georgette Vidor

Seleção de Ginástica Artística Masculina

Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva

Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Chefe de delegação: Leonardo Finco

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.