logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Ginástica artística brasileira encerra Jogos Pan-Americanos com cinco medalhas

15/07/2015

No último dia de finais da modalidade, País subiu em mais um pódio com Caio Souza no salto

Ginástica artística brasileira encerra Jogos Pan-Americanos com cinco medalhas

Toronto (CAN) - A ginástica artística brasileira encerrou com saldo positivo a participação nos Jogos Pan-Americanos do Canadá. Durante os quarto primeiros dias de apresentações no Coliseu de Toronto, o País já havia subido ao pódio da modalidade quatro vezes. Na tarde desta quarta-feira (15) veio mais um, com Caio Souza, que foi bronze no salto. Para atletas e comissão técnica, além das medalhas, o mais importante é a preparação para o Mundial, que será na Escócia, em outubro, e que classifica para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Uma boa performance em Glasgow é o principal objetivo de todos para esse ano.

No salto masculino, Caio conquistou 14,925 pontos e Arthur Nory Mariano, com 14,087, foi o sétimo. O primeiro colocado foi o cubano Manrique Larduet (15,125) e o segundo o norte-americano Donnell Whittenburg (14,962).

Após a vitória, Caio comemorou bastante e, mais ainda, por ter conseguido contribuir com o grupo. "Eu fiz a minha parte e estou feliz. No Individual Geral, com a quarta colocação, foi até mais do que eu esperava e hoje ganhei uma medalha no salto. Tive uma queda na paralela, mas isso não me deixou triste, porque tudo o que aconteceu aqui foi maravilhoso. Estou agradecido. A ginástica masculina tem crescido bastante e estamos em um nível muito alto", destacou.

Na final das paralelas, Caio ocupou a sétima colocação, com 13,725. O também brasileiro Francisco Barretto Júnior foi o oitavo, com 12,600. O pódio foi composto pelo colombiano Jossimar Calvo Moreno (15,700), pelo cubano Manrique Larduet (15,650) e pelo norte-americano Samuel Mikulak (15,450).

Já na barra fixa, os finalistas foram Arthur Nory Mariano e Lucas Bitencourt. Lucas ficou na posição de número sete, com 14,475, e Nory foi o oitavo, com 14,025. O campeão foi o colombiano Jossimar Calvo Moreno (15,700), a prata foi do canadense Kevin Lytwyn (15,475) e o bronze do norte-americano Paul Ruggeri (15,450).

Um dos técnicos da Seleção Masculina e treinador de Arthur Zanetti no Serc Santa Maria (SP), Marcos Goto ressaltou o bom trabalho em equipe dos brasileiros. No Mundial do ano passado, por exemplo, a diferença entre Brasil e Estados Unidos na classificação final era de seis pontos. Desta vez, foi reduzida a pouco mais de três, isso em menos de um ano. "Nesta final por equipe tivemos uma diferença pequena e fizemos a pontuação que estávamos buscando. Além disso, foi a primeira vez que tivemos todos os brasileiros em finais de Pan-Americanos e todos deram o máximo que podiam. O nível foi bem forte, como na final da barra fixa de hoje, com todos os medalhistas com nota acima dos 15,000. O mais importante para nós é a avaliação que fizemos para o Mundial", analisou o treinador.

Pelo feminino foram duas finais. A primeira foi a trave, que teve participação de Julie Kim Sinmon, quarta colocada, com 13,575, e de Flávia Saraiva, quinta, com 13,225. O lugar mais alto do pódio foi da canadense Ellie Black (15,050), seguida pela norte-americana Megan Skaggs (14,050) e pela canadense Victoria Woo (13,650).

"Eu estou feliz pela final. É claro que tive alguns erros, mas agora é treinar ainda mais para as próximas competições", explicou Julie.

O solo fechou a participação feminina. Flávia ficou em sexto, com 13,200, e Daniele Hypolito em oitavo, com 12,800. "O mais importante é que saio daqui feliz, mais madura. Estou contente por ter conquistado dois bronzes durante a competição", frisou Flávia. Com o ouro ficou a canadense Ellie Black (14,400), em segundo a norte-americana Amelia Hundley (14,200) e em terceiro a guatemalteca Ana Gomez (14,150).

Além do bronze de Caio, o Brasil conquistou uma prata por equipe no masculino e um bronze no feminino, um bronze no Individual Geral com Flávia e um ouro nas argolas com Arthur Zanetti.

Agora, quem entra em cena representando a ginástica brasileira são as Seleções de Ginástica Rítmica e de Trampolim. As apresentações de rítmica serão de sexta-feira (17) até segunda-feira (20). O trampolim, com Ramirez Pala e Camilla Gomes, competem no fim de semana, também no Coliseu de Toronto.

Programação
Horário de Brasília

Sexta-feira (17)
11h05: Qualificatória Individual GR
14h05: Qualificatória Conjunto GR

Sábado (18)
11h05: Qualificatória Individual GR
14h05: Qualificatória Conjunto GR
20h05: Qualificatória feminina GTR
21h: Qualificatória masculina GTR

Domingo (19)
11h05: Final Individual GR
12h50: Final Conjunto GR
20h05: Final feminina GTR
20h45: Final masculina GTR

Segunda-feira (20)
11h05: Final Individual GR
12h50: Final Conjunto GR

Delegação brasileira

Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Petrix Barbosa
Técnicos: Cristiano Albino, Marcos Goto e Renato Araújo
Chefe de equipe: Leonardo Finco
Árbitros: Daniel Biscalchin, Roberto Nassar, Robson Caballero e Rodrigo Caron

Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Julie Kim Sinmon, Letícia Costa e Lorrane Oliveira
Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko
Chefe de equipe: Georgette Vidor
Árbitras: Jaqueline Pires, Lisiane Bergue e Yumi Sawasato

Ginástica Rítmica Individual
Ginastas: Angélica Kviecznski e Natália Gáudio
Técnica: Anita Klemann

Ginástica Rítmica de Conjunto
Ginastas: Ana Paula Ribeiro, Beatriz Pomini, Dayane Amaral, Débora Falda, Emanuelle Lima e Jéssica Maier
Técnica: Camila Ferezin
Chefe de equipe: Bruna Rosa
Árbitra: Maria de Fátima Negreiros

Ginástica de Trampolim
Ginastas: Camilla Gomes e Carlos Ramirez Pala
Técnica e chefe de equipe: Tatiana Figueiredo
Árbitro: Klayler Mourthé

A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pela Caixa Econômica Federal.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.