logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Público vibra e Brasil encerra Copa do Mundo de Ginástica Artística com nove medalhas

04/05/2015

Somente neste domingo (3) foram mais quatro pódios, na competição que foi realizada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP)

Público vibra e Brasil encerra Copa do Mundo de Ginástica Artística com nove medalhas

São Paulo (SP) - O domingo (3) foi o dia do público se despedir da etapa brasileira da Copa do Mundo de Ginástica Artística em São Paulo (SP). O Ginásio do Ibirapuera ficou praticamente lotado para conferir de perto grandes ídolos internacionais da modalidade. A alegria da plateia ficou completa ao ver os representantes do País subirem ao pódio em quatro das cinco finais que competiram. Neste sábado (2), primeiro dia das finais, o Brasil garantiu quatro medalhas. Ouro e bronze no salto com o jovem Ângelo Assumpção e com Diego Hypolito, respectivamente, bronze com Francisco Barretto Júnior nas paralelas e prata com Rebeca Andrade no salto.

O primeiro aparelho de hoje foi o solo. Ovacionado pelo público, Diego Hypolito entrou confiante. Os concorrentes haviam feitos belíssimas apresentações, o que indicava que a tarefa de garantir uma medalha não seria fácil. No entanto, o ginasta mais experiente da Seleção Masculina não se intimidou. Respirou fundo e fez uma série com alto grau de dificuldade. O resultado foi 15,550 e o segundo lugar no pódio. O chileno Enrique Sepulveda arrancou a nota mais alta dos jurados (15,625) e ficou com o ouro. O alemão Mathias Fahrig, também muito aplaudido, somou 15,475 e ficou com o bronze. Ângelo Assumpção foi o sétimo, com 14,500.

A expectativa para ver o campeão olímpico das argolas Arthur Zanetti era enorme. Mas antes dele entrar em cena, alguns atletas fizeram provas limpas e garantiram boas notas. Companheiro de Zanetti na Seleção, Henrique Flores foi um deles. Com exercícios praticamente impecáveis, somou 15,100. Na sequência, o argentino Federico Molinari era outro muito esperado, no entanto, apesar do bom desempenho, não conseguiu superar Henrique. O brasileiro tinha assegurado a medalha de prata e o argentino o bronze. O ouro não escapou das mãos de Zanetti. O campeão mostrou que segue absoluto com uma apresentação emocionante e quase perfeita, que deixou o público extasiado. Os 15,900 pontos do paulista colocaram ele no ponto mais alto do pódio fazendo a dobradinha brasileira.

Para Henrique, o resultado de hoje foi o cumprimento de uma meta há muito tempo planejada. Essa dobradinha era um sonho de muita gente. Eu corrigi alguns erros da classificatória, cravei a saída e acredito que isso fez a diferença. Esse foi um teste para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, lembrou.

Ele completa ressaltando a força do público no momento da competição. Eu gosto do apoio da torcida, nos dá uma força a mais e quanto mais ela gritava era melhor para mim. Foi perfeito esse teste e só tenho a agradecer a todos. Essa prata veio com um gostinho de ouro. Quem sabe no Rio a gente não tenha uma dobradinha de novo.

Zanetti adorou sentir o calor da torcida brasileira, algo apontado por todos os ginastas como um diferencial. A série foi boa, bem encaixadinha. Amei essa competição. Foi muito bom competir com o público do Brasil. A gente sentiu a energia e isso fez a diferença, afirmou o campeão olímpico e mundial.

O segundo ouro do Brasil veio com a emocionante apresentação da pequena Flávia Saraiva no solo. A ginasta cumpriu muito bem a difícil série do aparelho e fez a torcida vibrar com toda a graça e beleza do exercício. Com 13,625, ela ficou à frente das duas alemãs Elisabeth Seitz, prata (13,400), e Leah Griesser, bronze (12,325). Outro jovem talento do Brasil, Lorrane Oliveira também se saiu muito bem, mas uma pequena queda deixou a atleta em oitavo lugar, com 12,400.

Flávia voltou a encantar. A ginasta mostrou muita firmeza e conquistou mais uma medalha, desta vez, de prata, com 15,100. A pequena só foi superada pela chinesa Chunsong Shang, com 15,400. A terceira colocação foi da alemã Sophie Scheder, com 14,000.

A vibração do público também foi algo imensurável para Flávia, que fez a estreia dela em uma competição adulta. Eu fiquei muito feliz com esses dois resultados, que treinamos bastante para conseguir. O que mais vou guardar no coração dessa competição foi a torcida, que me ajudou bastante e sempre me colocou para cima.

No cavalo com alças, Petrix Barbosa ficou bem próximo do pódio. O brasileiro fez uma boa apresentação e obteve 14,325, mas foi superado pelo alemão Andreas Toba, que ficou com o bronze somando 14,400. Os dois primeiros lugares foram para a China, com Ruoteng Xiao na frente (15,075), e em seguida Hongtao Zhang (14,900).

Ainda durante a competição, outro momento emocionante foi a homenagem feita à Laís Souza, um dos grandes ídolos da ginástica brasileira. Ela foi recebida pela presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, e pelas amigas Daniele Hypolito e Jade Barbosa. Arthur Zanetti participou da homenagem a João Ribeiro, primeiro ginasta brasileiro a competir nos Jogos Olímpicos.

Trazer novamente uma etapa da Copa do Mundo para o Brasil foi excelente, segundo Luciene Resende. Essa Copa do Mundo foi fundamental para a ginástica brasileira. Os resultados foram ótimos e vamos buscar, cada vez mais, aprimorar o nosso trabalho e trazer outras etapas da competição, para a alegria do público brasileiro. A torcida foi muito importante nessa preparação para os Jogos Pan-Americanos, Mundial e Jogos Olímpicos, garantiu a presidente, lembrando que durante os três dias de competição, 17 mil pessoas passaram pelo ginásio. Somente neste domingo (3) foram 6500.

Confira os resultados completos no endereço: http://bit.ly/1zpKfY0

Delegação brasileira

Ginástica Artística Masculina

Ginastas: Ângelo Assumpção, Arthur Zanetti, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Henrique Flores e Petrix Barbosa
Ginastas hors concours: Caio Souza e Lucas Bitencourt
Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeutas: Maria Eugênia Ortiz e Raphael Velozo da Silva
Árbitros: Hilton Dichelli Júnior e Luís Mitio Okuda
Chefe de delegação: Leonardo Finco

Ginástica Artística Feminina

Ginastas: Flávia Saraiva, Letícia Costa, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade
Ginasta hour concour: Julie Kim Sinmon
Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko
Árbitras: Adriana Alves e Denise Lima
Chefe de delegação: Georgette Vidor

A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pela Caixa Econômica Federal.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.