logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Em Sófia, Brasil tenta pegar embalo na Copa do Mundo de GR

11/04/2024

Após a primeira etapa, na Grécia, ginastas treinaram por duas semanas na capital búlgara

Em Sófia, Brasil tenta pegar embalo na Copa do Mundo de GR

Duas semanas depois da etapa que inaugurou a Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, em Palaio Faliro, na região metropolitana de Atenas, as atenções se voltam para Sófia. Na capital búlgara, vão competir a Seleção Brasileira de Conjunto e duas representantes do país nas disputas individuais, Bárbara Domingos e Maria Eduarda Alexandre. A programação de competições tem início nesta sexta-feira (12), com as qualificatórias individuais dos aparelhos arco e bola. No mesmo dia, haverá a fase inicial dos cinco arcos, envolvendo os conjuntos.

Em Palaio Faliro, o conjunto do Brasil ficou em quarto lugar na série mista (três fitas e duas bolas). Com uma série toda calcada em elementos marcantes da cultura do país, com direito a passos de danças vistosos e sequências acrobáticas impactantes, a Seleção alcançou 29.800 na final, nota ligeiramente inferior à da eliminatória (29.950). Apenas 0.400 separaram o Brasil da China, que conquistou o bronze em solo helênico. 


Camila revelou o que espera ver na segunda etapa da Copa, na Arena Sofia. “Quero que elas superem o que fizeram na Grécia. Temos coreografias fortes e elas podem muito mais, principalmente na série de cinco arcos. Trabalhamos muito, ao longo de todo o Estágio de Treinamento de Sófia, na busca de melhoras na nossa execução. Agora é focar nisso: a cada competição, tentarmos ir um pouco melhor”, afirmou a treinadora.


Boa parte das sessões de treino, ao longo da quinzena de Estágio na capital búlgara, segundo Camila, foi reservada para o aprimoramento de detalhes. “Ajustamos pontos das coreografias que pediam melhoria, e que só conseguimos identificar mesmo nas competições. Em resumo, tivemos dias muito produtivos”.


Durante esse período, Bárbara Galvão se lesionou e voltou para a base de treinamentos do Brasil, em Aracaju, para se dedicar à recuperação. “Mas já estava planejada a participação da Deborah Medrado na etapa de Sófia. Por conseguinte, estas duas semanas foram cruciais para trabalharmos os pontos de maior atenção que envolvem a entrada da Deborah”, explicou a comandante do conjunto.


A segunda etapa da Copa-2024 marca também a estreia do novo collant que vestirá as ginastas do Brasil na série mista. Como se trata de coreografia que trabalha aspectos identificadores da cultura brasileira, o traje leva as cores da bandeira nacional.


Estarão na Arena Sófia as seguintes ginastas do conjunto, além da já citada Deborah Medrado: Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pírcio, Sofia Madeira, Victória Borges e Gabriella Coradine.


Individual


Bárbara Domingos é outra atleta que busca evolução. Já classificada para os Jogos Olímpicos, a ginasta curitibana se apoia nos bons resultados obtidos no Grand Prix de Thiais, na França, no final de março, para fortalecer a confiança e batalhar por melhora nas notas. Naquela competição, na região da Île-de-France, Babi foi a quinta colocada no arco e na fita. Nas finais, cravou, respectivamente 32.100 e 31.000.


“Em Thiais, ela competiu melhor, e as duas finais mostram isso. Agora, em Sófia, nosso esforço vai no sentido de apresentações ainda melhores. O objetivo é ganhar consistência e alcançar o ápice no momento mais importante, os Jogos Olímpicos”, disse Márcia Naves, a treinadora de Bárbara.


Já Maria Eduarda Alexandre, que alcançou duas finais em Atenas, continua tratando de aprimorar suas séries. Sua treinadora, Solange Paludo, está bem satisfeita com os progressos observados na preparação da ginasta. “Se analisarmos pelos treinos, diria que a Maria Eduarda tem todas as chances de registrar belas performances nesta etapa da Copa do Mundo. Porém, em competição, sabemos que muita coisa pode acontecer. Espero que ela desfrute deste momento, e que saia satisfeita consigo própria”.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.