logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Campeonato Ilona Peuker fecha calendário nacional da GR em meio a grandes expectativas

24/11/2022

Competição movimentará 377 ginastas, mais de cem na comparação com a edição de 2021

Campeonato Ilona Peuker fecha calendário nacional da GR em meio a grandes expectativas

Mais uma vez, Florianópolis receberá o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica Ilona Peuker. Trata-se de competição exclusiva para conjuntos, que encerra um calendário de GR muito intenso e repleto de emoções. O evento, que se inicia nesta sexta-feira (25), possui um peso estratégico para a modalidade, como explica Márcia Aversani, Coordenadora do Comitê Técnico de GR da CBG.

“Ter um Campeonato Brasileiro só para os conjuntos é muito importante porque as ginastas já competiram nas disputas individuais durante o ano e agora os clubes podem se dedicar à organização das coreografias de conjunto. Então é possível que uma ginasta participe da temporada de competições individuais e, no final do ano, do Brasileiro de Conjuntos”.

O Ilona Peuker foi criado por motivos muito específicos. Afinal de contas, os conjuntos são uma paixão nacional e muito especial no contexto da GR, a modalidade de ginástica mais praticada no País. “O Brasil é um grande nicho de trabalho de conjunto. Nossas grandes conquistas são no conjunto, como nossas medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, a recente medalha em etapa de Copa do Mundo, a classificação para a Olimpíada e a campanha no último Mundial. Temos um histórico muito produtivo nos conjuntos. Então, há alguns anos foi criada essa competição para conjuntos, e isso é muito importante”, contextualiza Márcia.

Este ano, mais uma vez haverá disputas também de duplas e trios, seguindo uma tendência lançada pela Consugi (Confederação Sul-Americana de Ginástica). “Há três anos nós inserimos na programação do Ilona Peuker essa novidade. As duplas e trios estimulam clubes que não têm cinco ou seis ginastas a participar da competição. Outro aspecto que devemos ressaltar é o entendimento de que o trabalho da dupla ou trio é um percurso pedagógico para a preparação do conjunto. Muitos clubes iniciantes ingressam na modalidade na dupla ou no trio para depois partir para o conjunto”.

Neste ano, o Ilona Peuker apresenta um crescimento substancial em comparação com a edição anterior. Ao todo, vão participar 377 ginastas, que representarão 42 clubes, movimentando as categorias pré-infantil, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulta. Em 2021, esses números foram 274 e 377, respectivamente.

As disputas de duplas e trios foram decididamente “abraçadas” pela comunidade nacional da GR. No ano passado, tivemos 17 duplas em ação na capital catarinense; este ano serão 28. Já o número de trios inscritos quase dobrou: foi de 10 para 19.

Assim que terminar o Ilona Peuker, estaremos às vésperas do Campeonato Sul-Americano de GR. “Realizamos as seletivas do individual e dos conjuntos em setembro, logo após os Campeonatos Brasileiros. Todas as atletas pré-selecionadas enviaram seus vídeos com as coreografias. E os clubes que tinham interesse em participar das seletivas de duplas, trios e conjuntos nos remeteram o material. A partir daí, o Comitê Técnico da CBG, mais diretamente em conjunto com a Comissão Técnica (Leonardo Palitot, professora Camila Ferezin e eu) fez toda a avaliação e selecionou as ginastas que representarão o Brasil no certame sul-americano”, explica Márcia.

Coincidência das mais agradáveis, no dia em começam as emoções do Ilona Peuker a CBG, fundada em 25 de novembro de 1978, completará 44 anos.

 

Confira a programação em:

https://www.cbginastica.com.br/pdf/campeonatos/15/GR%20Ilona%20Peuker%202022%20-%20Programa%C3%A7%C3%A3o%2010-11-2022.pdf 

 

A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pelas LOTERIAS CAIXA.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.