logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Diogo Soares conquista mais uma vaga Olímpica para o Brasil

05/06/2021

Jovem ginasta foi o terceiro melhor no individual geral; Caio Souza faturou o ouro

Diogo Soares conquista mais uma vaga Olímpica para o Brasil

Missão cumprida no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística. Nesta sexta-feira (4), o jovem Diogo Soares conquistou uma das vagas olímpicas individuais para o Brasil ao obter a terceira colocação no individual geral, com o somatório de 82.700 pontos nos seis aparelhos. A primeira colocação também foi obtida pelo Brasil – Caio Souza, que não era elegível a uma das vagas por ter feito parte da equipe que conquistou vaga no Mundial de Stuttgart-2019, somou 84.450. Entre nossos dois representantes, ficou o norte-americano Paul Wojciech Juda, que obteve 83.000 e conquistou, para os Estados Unidos, uma das duas vagas individuais em disputa.

O atleta Tomás Florêncio, também elegível a conquistar a vaga para o Brasil, conseguiu notas muito boas – na soma, obteve 81.050, o que lhe deu a sétima colocação – atrás apenas de ginastas brasileiros e norte-americanos. O time estava preparado para conquistar a vaga.

“Foi literalmente um sonho realizado. Porque eu sonhei com esse resultado ontem, estava com dificuldade para dormir por conta da ansiedade e acabei sonhando com esse resultado. E por incrível que pareça foi 95% igual ao meu sonho. Foi maravilhoso, não tem nem como explicar a felicidade que estou sentindo agora. Muito tempo sem competição, fiz exatamente o que precisava. Não vou sair daqui achando que poderia ter feito mais, porque para mim foi um dia perfeito”, disse Diogo, ginasta de apenas 19 anos que já tem no currículo a prata na barra fixa e o bronze no individual geral dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em 2018, e prata nas argolas no Mundial Juvenil de 2019.

A união da equipe foi importante para que se pudesse alcançar o resultado, como disse Arthur Nory. “A gente estava torcendo não só pelo Diogo, mas também pelo Tomás (Florêncio), que tinham possibilidade de conquistar essa vaga. Eu, o Caio e o Chico tratamos de puxar a responsabilidade pra nós. E o Diogo foi muito bem. Parecia que estava com cola nos pés, cravando tudo”.

Diogo, que estreou como ginasta na categoria adulta nesta competição, obteve 14.400 no salto, 14.300 nas paralelas, 14.100 no solo, 13.800 na barra fixa, 13.300 nas argolas e 12.800 no cavalo com alças. Essas notas valeram ao ginasta piracicabano também a medalha de bronze no individual geral. Caio ficou com o ouro.

Outro grande objetivo do Brasil foi alcançado – o título da competição por equipes. A equipe brasileira somou 251.450, contando com Caio, Diogo, Tomás Florêncio, Arthur Nory e Chico Barretto Júnior. Os EUA, que enviaram ao Rio uma equipe formada por cinco ginastas elegíveis para vaga individual, somou 248.600.

O Brasil está classificado para várias finais por aparelhos, que serão disputadas no domingo (6).

No salto, Tomás Florêncio (14.475) e Caio (14.425) classificaram-se em primeiro e em segundo lugar. Nas paralelas, o Brasil classificou quatro atletas: Caio, com 14.700, ficou em primeiro; Diogo, com 14.300, classificou-se em segundo; Francisco Barretto ficou em sexto, com 13.700, e Tomás, com 13.650. Na barra fixa, serão três representantes do País: Artur Nory fez a melhor nota, 14.400; Diogo ficou em terceiro, com 13.800, e Caio foi o sexto (13.450).

No solo, Nory foi o segundo melhor, com 14.300; Diogo, com 14.100 e Tomás, com 14.050, ficaram em quinto e sexto, respectivamente. No cavalo, Francisco foi o melhor, com 13.800; classificaram-se também Tomás, em terceiro, com 13.400, e Caio em quarto, com a mesma nota. Nas argolas, o representante do Brasil será Caio, classificado em primeiro, com 14.400.

 

A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pelas LOTERIA CAIXA.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.