logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Com Flavia Saraiva, Brasil já garante uma vaga em Tóquio-2020 na Ginástica Artística feminina

05/10/2019

No Mundial de Stuttgart, ginasta ainda assegurou presença em três finais individuais. Por equipe, Seleção feminina não obteve a vaga olímpica

Com Flavia Saraiva, Brasil já garante uma vaga em Tóquio-2020 na Ginástica Artística feminina

A ginasta Flavia Saraiva obteve neste sábado (5) a primeira vaga individual olímpica para o Brasil na Ginástica Artística feminina. No Campeonato Mundial de Stuttgart, na Alemanha, Flavia classificou-se com a 10ª melhor nota no Individual Geral (11ª na classificação nominal) e desta forma assegurou sua classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Além disso, avançou para três finais individuais da competição: além do Individual Geral, ela brigará por medalhas no solo e na trave.

Já a equipe, que participou do qualificatório neste sábado, teve que competir desfalcada por causa da lesão de Jade Barbosa ocorrida logo após sua série no salto, no início da competição. Ao final, terminou em 14º lugar (nota 157,596) e não obteve a classificação para Tóquio.

Flavia obteve a nota 54,932 no Individual Geral, onde disputará a final na próxima quinta-feira (10). Na trave, ela avançou para a disputa de medalhas na quinta colocação (13,700) e no solo avançou com a sexta melhor nota após os descartes (7º no geral), com 13,833.

Após a prova, ainda sem saber que já tinha alcançado a vaga olímpica individual, Flavia Saraiva comentou sobre sua sequência neste Mundial. “Vou lutar pelas minhas finais, treinei durante 12 anos da minha vida e sei que contarei com a torcida da equipe nas finais. Estaremos unidas até o final”, disse a ginasta brasileira.

Henrique Motta, coordenador geral da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) e chefe da delegação na Alemanha, fez uma análise da prova por equipe deste sábado. “Fizemos o nosso melhor. Fomos atrapalhados pelas lesões de Rebeca Andrade, Lorrane Oliveira, Carolyne Pedro e agora da Jade Barbosa. Ainda existem classificatórias individuais pela frente. Nesse momento, seguimos na competição com a Flávia no feminino e uma vaga garantida em Tóquio-2020, além de termos toda a competição da Seleção masculina pela frente ”, disse Henrique.

Ainda existem dois caminhos para qualificação olímpica individual. Um é pelo ranking final das Copas do Mundo do Individual Geral do ano que vem (três vagas) e pelo Campeonato Pan-Americano da modalidade (duas vagas no individual geral).

Jade passará por exames

Após finalizar seu salto logo no início da competição, Jade Barbosa deixou a área de competição com muitas dores no joelho. Ela tentou se recuperar para a prova das assimétricas, mas não teve condições de seguir na prova. O médico da equipe brasileira, Rodrigo Sasson, explicou a situação da atleta.

“A prioridade é sempre a integridade física dos atletas. A Jade teve uma entorse do joelho na chegada do salto. Relatou muita dor. Fizemos algumas avaliações, mas não tem como dar nenhum diagnóstico. Temos que avaliar as estruturas do joelho e vamos complementar com uma ressonância magnética. Na hora, tentamos colocá-la para a paralela, mas quando fizemos algumas avaliações, fazendo algum grau de impacto e agachamentos, ela não conseguiu. Foi daí a decisão para que ela não prosseguisse, pela integridade física da atleta”, afirmou.

Programação do Brasil no Mundial de Ginástica Artística

6/10 (Domingo)
14h30 – Classificatória por equipes masculino
9/10 (Quarta-feira)
8h45 – Final por equipes masculino
10/10 (Quinta-feira)
11h – Final Individual Geral feminino
11/10 (Sexta-feira)
11h – Final Individual Geral masculino
12/10 (Sábado)
11h – Finais por aparelho: solo, cavalo com alças e argolas masculino; salto e assimétricas feminino
13/10 (Domingo)
8h – Finais por aparelho: salto, paralelas e barra fixa masculino; trave e solo feminino

O Brasil no Mundial de Ginástica Artística

Equipe feminina

Flávia Saraiva (Flamengo/RJ)
Jade Barbosa (Flamengo/RJ)
Lorrane Oliveira (Flamengo/RJ)
Thais Fidelis (Cegin/PR)
Leticia Costa (Fluminense/RJ) 
Isabel Barbosa (Pinheiros/SP) – reserva

Treinadores
Valeri Liukin
Francisco Porath Neto
Iryna Ilyashenko
Chefe de equipe
Juliana Fajardo

Equipe masculina
Arthur Zanetti (SERC/SP)
Arthur Nory (Pinheiros/SP)
Caio Souza (São Bernardo/SP)
Francisco Barreto (Pinheiros/SP)
Lucas Bittencourt (Minas Tênis Clube/MG)
Leonardo Mateus de Souza (Minas Tênis Clube/MG) – reserva 1
Tomás Rodrigues Florêncio (Sogipa/RS) – reserva 2

Treinadores
Marcos Goto
Cristiano Albino
Ricardo Yokoyama

Chefe da equipe
Leonardo Finco

Chefe de delegação
Henrique Motta

A Confederação Brasileira de Ginástiica é patrocinada pela CAIXA.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.