logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Em dia histórico, Ginástica Artística Masculina do Brasil faz dobradinha no Pan-Americano de Lima

30/07/2019

Pela primeira vez, o país chega ao pódio no Individual Geral masculino, com o ouro de Caio Souza e a prata de Arthur Nory

Em dia histórico, Ginástica Artística Masculina do Brasil faz dobradinha no Pan-Americano de Lima

Pelo terceiro dia consecutivo, o Brasil subiu ao pódio na Ginástica Artística dos Jogos Pan-Americanos de Lima. Nesta segunda-feira (29), após o bronze de Flavia Saraiva no Individual Geral feminino, a Seleção Brasileira masculina conseguiu pela primeira vez medalhar nesta mesma prova. E logo em dose dupla, com o ouro de Caio Souza e a prata de Arthur Nory. Nesta terça-feira (30), os brasileiros voltam ao Ginásio de Villa El Salvador para o início das finais por aparelho.

Desde a primeira conquista em Pan-Americanos, nos Jogos de San Juan (PUR), em 1979, com um bronze por equipe, a Ginástica Masculina nunca havia conquistado uma medalha no Individual Geral, que é aquela que reúne os ginastas que têm bons resultados em mais de um aparelho. Em Lima, o jejum foi quebrado em dose dupla, com atuações excepcionais de Caio Souza e Arthur Nory.

Ao longo de toda prova, os dois disputaram ponto a ponto em cada aparelho a liderança. Chegaram a ser ameaçados pelos canadenses Cory Paterson (que levou o bronze) e René Cournoyer, mas o dia era mesmo do Brasil. Com performance excepcional na barra fixa, quando tirou 14,400 e levantou a torcida, Caio assegurou a vitória.

Enquanto chorava de emoção, viu seu companheiro de equipe Nory acertar uma prova irretocável também, mas como ele tinha uma vantagem segura, o ouro foi assegurado. No final, Caio Souza levou a medalha de ouro com a nota 83,500, contra 82,950 de Arthur Nory, que levou a prata.

“Cometi algumas falhas na classificatória, mas felizmente mantive o foco na competição. Preparado eu estava, só precisava mostrar. O resultado veio por conta disso”, afirmou Caio Souza após o pódio. Ele também comentou sobre uma cirurgia que quase o tirou do Pan-Americano de Lima.

“No dia 9 de maio, passei por uma cirurgia no tornozelo esquerdo, estava na incerteza se daria para competir. Também não sabia se iria para quatro ou seis aparelhos. A cada dia que foi passando, seguia trabalhando firme e consegui entrar na equipe para representar os seis aparelhos. A cada aparelho, foi saindo um pouco do peso desta cirurgia. Aqui, este resultado mostra a minha evolução. Eu desabei em choro foi por isso tudo. A gente treina muito, muitas horas, dias, anos, para chegar e mostrar em um momento. E deu certo”, comentou.

Arthur Nory também falou de superação para chegar à medalha de prata neste Pan-Americano. “Passei por vários problemas físicos até chegar a esta final. A cada série que a gente acertava, era um desabafo, uma satisfação. Só temos a agradecer a toda equipe que está por trás que nos ajudou para chegar até aqui. A CBG, os treinadores, clubes e todo suporte do COB em toda esta preparação”, disse o ginasta, que também comentou a respeito das finais por aparelho, que começam nesta terça (30).

“Final é final. Na Ginástica, cada detalhe conta, as provas são decididas por décimos. São oito ginastas participando da final, todos têm chance. Temos que fazer a nossa série bem feita”, afirmou Nory.

"Estamos muito felizes em ver a Ginástica escrevendo mais uma página em sua historia vitoriosa. Isso tudo é consequência de muito trabalho de toda a comunidade da Ginástica Brasileira, que vem evoluindo e se firmando como uma potência mundial. Aproveito para agradecer e compartilhar esse momento histórico com os atletas, técnicos, árbitros, equipes multidisciplinares, dirigentes, nossos Presidentes de Federações Estaduais, o COB e a Caixa, que nos dão todo apoio e suporte para continuarmos colocando a Ginástica no lugar mais alto do pódio", disse Luciene Resende, presidente da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).

Programação da Ginástica Artística no Pan de Lima

Masculina
30/7 – Finais por aparelho: solo (15h – Arthur Nory e Arthur Zanetti), cavalo com alças (15h30 – Francisco Barreto Júnior) e argolas (17h – Arthur Zanetti)
31/7 – Finais por aparelho: salto (15h – Luís Porto), paralelas (16h20 – Caio Souza e Arthur Nory) e barra fixa (17h10 – Arthur Nory e Francisco Barreto Júnior)

Feminina
30/7 – Finais por aparelho: salto (15h30) e assimétricas (17h – Lorrane Oliveira e Carolyne Pedro)
31/7 – Finais por aparelho: trave (15h30 – Flavia Saraiva) e solo (16h20 –Flavia Saraiva e Thais Fidélis)
Obs: horário de Brasília


Os convocados

Seleção Masculina

• Arthur Nory (Pinheiros/SP)
• Arthur Zanetti (Serc/SP)
• Caio Souza (São Bernardo do Campo/SP)
• Francisco Barretto Jr (Pinheiros/SP)
• Luís Porto (Grêmio Náutico União/RS)

Treinadores

• Marcos Goto
• Cristiano Albino
• Ricardo Yokoyama

Seleção Feminina

• Flavia Saraiva (Flamengo-RJ)
• Jade Barbosa (Flamengo-RJ)
• Thaís Fidélis (Cegin-PR)
• Carolyne Mercer Pedro (Cegin-PR)
• Lorrane Oliveira (Flamengo-RJ)

Treinadores

• Valeri Liukin
• Francisco Porath Neto
• Iryna Ilyashenko

A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pela CAIXA.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivo

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.