logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Brasil conquista três medalhas na Copa do Mundo da Eslovênia de Ginástica Artística

13/05/2017

Rebeca Andrade é ouro no salto, Flávia bronze nas assimétricas, e Zanetti ouro nas argolas

Brasil conquista três medalhas na Copa do Mundo da Eslovênia de Ginástica Artística

Da Redação, Santo André (SP) - O começo do ciclo olímpico 2017/2020 não poderia ser melhor para a ginástica artística do Brasil. Em sua primeira participação em Copas do Mundo, em Koper, na Eslovênia, neste sábado (13), os ginastas do país conquistaram três medalhas, sendo duas de ouro e uma de bronze. Neste domingo (14), os brasileiros voltam a competir nas finais em três aparelhos, com transmissão ao vivo no SPORTV 3, a partir das 9h.

Quem entrou em ação primeiro foi Arthur Zanetti. Campeão olímpico e mundial das argolas - e prata no aparelho nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 -, o atleta do SERC/São Caetano disputou a decisão do solo e alcançou a nota 13.900, empatado com o holandês Bram Verhofstad. Seria medalha de bronze. No entanto, pelo critério de desempate - prova com maior grau de dificuldade, mas com mais falhas -, Zanetti terminou na quarta colocação.

A segunda a competir foi Rebeca Andrade, que completou 18 anos no último dia 8. E a ginasta do Flamengo deu show. Segunda a se apresentar na final do salto, mostrou muita técnica, ótima altura e recebeu 14.600 na média dos dois saltos que fez: medalha de ouro. Ela não realizava dois saltos desde a Copa do Mundo de São Paulo, em 2015.

O terceiro aparelho do dia foi o cavalo com alças. Nele, o Brasil foi representado por Francisco Barretto (EC Pinheiros). O ginasta teve a pressão de ser o primeiro a competir na decisão do aparelho, sofreu uma queda no começo da série e teve nota 12.800. Depois de os adversários se apresentarem, Chico ficou em sétimo.

Em seguida, foi a vez de Flávia Saraiva nas assimétricas. O aparelho não é sua especialidade e sempre foi o mais difícil para o Brasil na ginástica artística feminina. Mas a atleta do Flamengo, que abriu a final, fez uma apresentação limpa, sem falhas, e garantiu a medalha de bronze com 13.450 pontos, atrás apenas da romena Larrisa Iordache (1º) e da norte-americana Elsabeth Black (2º).

Arthur Zanetti voltou a competir para fechar o dia em Koper. E com chave de ouro. O brasileiro mostrou, mais uma vez, que é difícil vencê-lo neste aparelho. Com uma série de alto nível, foi muito superior aos adversários: conquistou nota 14.850 e subiu ao lugar mais alto do pódio. Ele estava há oito meses sem competir, se recuperando de uma cirurgia no ombro esquerdo.

Os ginastas do Brasil voltam à arena Bonifika neste domingo (14) para disputar medalha em outros três aparelhos: Lucas Bitencourt (SERC/São Caetano) nas paralelas, e Flávia Saraiva e Thaís Fidelis (Cegin) no solo e na trave. A comissão técnica em Koper é formada por Roger Medina, no feminino, e Cristiano Albino e Marcos Goto, no masculino

Resultados do primeiro dia de finais:

Solo (GAM):

1º - Eddie Penev (EUA) / 14.400
2º - Donnell Whittenburg (EUA) / 14.300
3º - Bram Verhofstad (HOL) / 13.900
4º - Arthur Zanetti / 13.900

Salto (GAF):

1º - Rebeca Andrade / 14.600
2º - Boglarka Devai (HUN) / 14.150
3º - Teja Belak (SLO) / 14.025

Cavalo:

1º - Saso Bertoncelj (SLO) / 14.900
2º - Zoltan Kallai (HUN) / 14.700
3º - Krisztian Berki (HUN) / 14.600
7º - Francisco Barretto / 12.800

Assimétricas:

1º - Larissa Andreea Iordache (ROM) / 13.800
2º - Elsabeth Black (CAN) / 13.800
3º - Flávia Saraiva / 13.450 

Argolas:

1º - Arthur Zanetti / 14.850
2º - Marco Lodadio (ITA) / 14.550
3º - Kiu Chung NG (HKG) / 14.400

Programação (horários do Brasil):

Domingo, 14 de maio
9h às 11h50 - finais: GAM - salto, paralelas e barra fixa / GAF - trave e solo

* transmissão ao vivo domingo no canal SPORTV 3, a partir das 9h

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.