logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

CBG promove Curso Nacional de Arbitragem de Ginástica Rítmica com foco no novo código

07/04/2017

Objetivo é preparar os árbitros para atuarem nos eventos nacionais sob as diretrizes do ciclo olímpico 2017-2020

CBG promove Curso Nacional de Arbitragem de Ginástica Rítmica com foco no novo código

O início de um ciclo olímpico é muito importante para traçar novos rumos para o esporte. Na ginástica rítmica, não só atletas e treinadores precisam se adequar em diversos aspectos, mas a arbitragem também. Isso por conta do novo código que entra em vigor de quatro em quatro anos e comanda as diretrizes das séries que serão apresentadas durante esse período. Por isso, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) promove, até domingo (9), em Aracaju (SE), o Curso Nacional de Arbitragem, com a presença de 60 participantes. 

As atividades começaram na última quarta-feira (5). Durante os cinco dias, os árbitros estão estudando a dificuldade e a execução na Ginástica Rítmica individual e de conjunto, levando em conta os aspectos artístico e técnico. No domingo, farão um exame para testar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. O objetivo é a formação dos árbitros para este ciclo olímpico, para que possam atuar nos eventos nacionais da modalidade.

"Neste ciclo, temos mudanças significativas no código de pontuação. Agora, os árbitros não vão mais receber ficha técnica de dificuldade. Em vez disso, precisarão anotar a coreografia. Além disso, serão duas bancas de execução, uma para a parte artística e outra para a técnica. A avaliação será mais criteriosa e mais democrática", explicou Renata Teixeira, coordenadora de arbitragem de ginástica rítmica da CBG, que cuidou da organização do curso.

Diante das novidades, o Curso Nacional de Arbitragem se faz ainda mais importante. "Agora, os árbitros precisam estudar mais, estar ainda mais bem preparados. Eles vão repassar o conhecimento adquirido no cursos em seus estados. Temos visto profissionais muito competentes, e a expectativa é de um alto índice de aprovação", completou.

O curso tem exames teóricos, com média 7, e práticos, com média 6. As atividades práticas têm a prova A, com avaliação de elementos isolados, e a B, que simula competição, com coreografias inteiras. As ministrantes das aulas são as arbitras internacionais Monika Queiroz e Ana Carolina Pompeu.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.