logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Brasil busca medalhas no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Artística

26/10/2016

Competição para atletas do pré-infantil, infantil e juvenil será em Cochabamba, na Bolívia

Brasil busca medalhas no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Artística

Da redação, Santo André (SP) - A ginástica artística brasileira tem conquistado patamares cada vez mais altos. Embalados pelo sucesso das Seleções Adultas, os jovens talentos da modalidade também querem levar o nome do País mais longe. Pela frente, os atletas têm um compromisso importante: o Campeonato Sul-Americano. O evento para as categorias pré-infantil, infantil e juvenil será no Coliseu Polifuncional de Sarco, em Cochabamba, na Bolívia, a partir de quinta-feira (27) até domingo (30). 

O Brasil é um dos países com mais tradição e destaque nesta competição. A delegação de 2016 foi à Colômbia com 24 ginastas e, novamente, é uma das fortes candidatas à conquista de medalhas em todas as categorias. 

Para um dos técnicos da equipe masculina, Robson Caballero, o objetivo é buscar os primeiros lugares, mas a tarefa será árdua. "Os nossos principais adversários são as equipes da Argentina e da Colômbia. A nossa Seleção conta com jovens talentos revelados recentemente e que, com certeza, dentro de um médio/longo espaço de tempo, estarão aptos a defender o Brasil na categoria principal. Na equipe, contamos com os atletas Diogo e Murilo, que em 2018 terão idade para competir nos Jogos Olímpicos da Juventude. Esperamos que eles tenham um bom resultado neste Sul-Americano já como forma de preparação", destacou Robson.

A oportunidade de participar da competição é de grande importância para os ginastas, tanto para os mais novos, que estreiam em campeonatos fora do Brasil, quanto para os juvenis. "É ótimo que esses jovens comecem a ter experiência internacional, conheçam as principais equipes do continente Sul-Americano e os principais ginastas. A troca de experiência faz desenvolver ainda mais os atletas, não só tecnicamente, mas também psicologicamente, o que é muito importante. Tudo isso sem falar na questão motivacional", frisou o treinador.

Assim como Robson, um dos técnicos da equipe juvenil feminina, Roger Medina, também tem as melhores expectativas para o evento na Bolívia. "Nós estamos confiantes e esperamos representar da melhor forma possível o Brasil. Acredito que a Argentina seja nosso principal adversário neste momento", comentou. "Com exceção da Thaís, as demais ginastas são inexperientes na categoria juvenil. A Isabel, a Laura e a Luíza já vivenciaram experiências no infantil, mas no juvenil será um grande desafio e uma ótima experiência. Já para a Thaís, esse será um evento que usaremos para testar novos elementos e aumentar as notas de partida para o próximo ano", completou Roger.

Os primeiros ginastas a competirem serão os da categoria pré-infantil, nesta quinta-feira (27), a partir das 18h (horário de Brasília). As premiações serão no mesmo dia, às 22h. Na sexta-feira (28) serão as apresentações do infantil e do juvenil. No fim de semana, será a vez das provas finais por aparelhos do infantil e do juvenil.

Programação

Quinta-feira (27)
18h às 22h: competições pré-infantil
22h: premiações por equipe, individual geral e por aparelhos

Sexta-feira (28)
10h às 15h30: competições juvenil
15h30: premiações por equipe e individual geral
18h às 22h: competições infantil
15h30: premiações por equipe e individual geral

Sábado (29)
17h às 22h: finais por aparelhos infantil
22h: premiações por aparelhos

Domingo (30)
11h às 15h20: finais por aparelhos juvenil
15h20: premiações por aparelhos

Delegação brasileira

Ginástica Artística Masculina

Infantil (12 e 13 anos) 
Ginastas: Arthur Tadeu Cardoso, Diogo Giuseppe Paes, Ian Camargo Iwazaki, João Lucas Vieira e Júlio Cesar Gonçalves 
Técnico: Jorge Luís Cardozo, Lourenço Ritli e Marcos Goto 
 
Juvenil (14 a 17 anos) 
Ginastas: Diogo Brajão Soares, Eduardo Guimarães da Costa Leite, Murilo Miguel de Souza Pontedura e Tomás Rodrigues Florêncio 
Técnico: Robson Caballero 
Árbitro: Daniel Biscalchin

Ginástica Artística Feminina

Pré-infantil (9 e 10 anos) 
Ginastas: Ellen Nascimento Ferreira, Gabriela Mota Reis, Luísa Maia, Sabrina Silingardi e Samya Eshiley Ferminiano 
Técnicos: Cíntia Duran Nagata, Marcelo Araújo e Rodrigo Miranda 

Infantil (11 e 12 anos) 
Ginastas: Christal Silva e Bezerra, Helena Bertucci, Júlia Morais Godoi, Júlia Soares e Luana Cavassani Ferreira 
Técnicos: Beatriz Fragoso Estevan e Felipe Rodrigues Nayme

Juvenil (13 a 15 anos) 
Ginastas: Isabel de Almeida Barbosa, Jackelyne Soares da Silva, Laura Rocha Leonardo, Luíza Trautwein Domingues e Thaís Fidelis dos Santos 
Técnicos: Luciana Fernandes e Roger Medina 
Árbitra: Patrícia Braga


Chefe de delegação: Catarina Souza Santos

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.