logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Brasil sobe em todos os pódios do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica

11/10/2016

País manteve a hegemonia na competição e conquistou 39 medalhas durante os quatro dias de apresentações na Colômbia

Brasil sobe em todos os pódios do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica

Da redação, Santo André (SP) - Mais uma vez, o Brasil brilhou e subiu em todos os pódios do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica. Ao todo, foram 39 medalhas, conquistadas por todas as categorias, do pré-infantil ao adulto. As apresentações foram realizadas no Coliseo Municipal de Paipa, na Colômbia, e encerradas neste domingo (9).

No pré-infantil, para ginastas de 9 e 10 anos, o futuro da modalidade fez bonito. Nas mãos livres, ouro de Gabryela Nogueira da Rocha (11,417 pontos) e prata de Laura Asturian (11,000). No arco, Gabryela foi a segunda colocada (10,167). Já na bola, a brasileira foi a campeã (9,850). No individual geral, Laura ficou em primeiro (32,583), seguida por Gabryela (31,967). Por equipe, o Brasil novamente foi o destaque (85,283). O conjunto, composto por Ana Clara Morais Mendes, Camila Ferreira Cunha, Evelyn da Silva Lamego, Isabella Lira Lages e Raica Gabriela Tomé Alho foi prata nas mãos livres (9,800).

As atletas do infantil, de 11 e 12 anos, também ficaram em evidência na competição. Primeiro, nas mãos livres, com Kauany Zanettin Paes (12,767), em primeiro, e Mariana Gonçalves (12,667), em segundo. Kauany venceu também no arco (12,550). Na bola, Kauany e Mariana dividiram a liderança (11,133 cada).  Na fita, o destaque foi Kauany (10,833). No individual geral, Mariana subiu no lugar mais alto do pódio (44,516) e Kauany foi a segunda (43,934). Por equipe, mais um ouro para o Brasil (89,400). 

Ainda pelo infantil, as ginastas Amanda Hernandez Viotti, Bianca Caroline Caldas, Maiara Manoel de Deus, Marina Ramos Sampaio, Rafaela Cristina Marcelino da Silva e Sophia Evangelista César Botto de Freitas levaram o ouro no conjunto cordas (10,067) e no conjunto maças (11,117). No conjunto geral, mais uma medalha dourada (21,184).

Pelo juvenil, na corda, Heloísa Bornal foi a primeira colocada (13,517) e Mariany Hatori Miyamoto a segunda (13,433). Heloísa também venceu no arco (14,600) e na bola (14,300). Já Mariany foi prata na bola (13,917). Nas maças, ouro de Vitória Guerra Andrade (13,950), com Heloísa em segundo (12,867). No individual geral, o pódio contou com Heloísa (56,166) e Mariany (53,284). Por equipe, mais um ouro (110,833).

O conjunto da categoria, formado por Ana Paula Falabretti, Bruna Letícia da Silva, Caroline Kunzler, Jainy Iolanda Klemann, Natiely Aparecida da Silva Oliveira e Tayná Isabelli Stein ficou com o ouro na fita (7,900) e a prata na bola (10,483). No conjunto geral, veio a primeira colocação (18,900).

Na categoria adulta, Natália Gaudio, representante da ginástica rítmica brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, garantiu todos os ouros da categoria e sagrou-se pentacampeã sul-americana. No arco, somou 16,333, seguido por 15,783 na bola, 15,933 nas maças e 15,383 na fita. No individual geral, mais uma medalha dourada, com 62,717. Por equipe, Natália, Carolina Tonelotto e Gabriela Ribeiro fizeram 109,417 e subiram no lugar mais alto do pódio. 

Para Monika Queiroz, técnica de Natália, a delegação brasileira deixou a Colômbia com a sensação de dever cumprido e com a certeza que a modalidade está no caminho certo. "Novamente nós mostramos a nossa hegemonia na América do Sul. O mais importante é que todas as categorias vêm crescendo ainda mais. Nas categorias de ginastas menores, tínhamos atletas e treinadoras começando na Seleção e esse campeonato foi de grande motivação para elas. A Seleção Juvenil realmente é um talento, que logo vai levar novos valores para a equipe adulta. A ginasta Natália Gaudio, mais uma vez, reforçou o exemplo que dá para os outros países, com sua garra, persistência e, sobretudo, pela conquista do pentacampeonato sul-americano. Estamos muito felizes com os resultados", exaltou a treinadora, que destacou ainda a placa recebida por Natália pela Confederação Sul-Americana de Ginástica como reconhecimento ao desempenho da brasileira nos Jogos Olímpicos, quando representou a ginástica rítmica sul-americana. 

Delegação brasileira  

Pré-infantil (9 e 10 anos)  
Ginastas individuais: Laura Asturian, Gabryela Nogueira da Rocha e Júlia Beatriz Silva Kurunczi
Treinadora: Fabiana Pace Niedzwiedz
Ginastas do conjunto: Ana Clara Morais Mendes, Camila Ferreira Cunha, Evelyn da Silva Lamego, Isabella Lira Lages e Raica Gabriela Tomé Alho
Treinadora: Fabrícia Viana de Souza

Infantil (11 e 12 anos)  
Ginastas individuais: Kauany Zanettin Paes, Mariana Gonçalves Pinto e Viviane Oda Miranda
Treinadora: Ana Paula Scheffer 
Ginastas do conjunto: Amanda Hernandez Viotti, Bianca Caroline Caldas, Maiara Manoel de Deus, Marina Ramos Sampaio, Rafaela Cristina Marcelino da Silva e Sophia Evangelista César Botto de Freitas
Treinadora: Fernanda Festa Rezende 

Juvenil  
Ginastas individuais: Heloisa Gabriella Pedroso Bornal, Mariany Hatori Miyamoto e Vitória Guerra Andrade
Treinadora: Dayane Camillo da Silva 
Ginastas do conjunto: Ana Paula Falabretti, Bruna Letícia da Silva, Caroline Kunzler, Jainy Iolanda Klemann, Natiely Aparecida da Silva Oliveira e Tayná Isabelli Stein
Treinadora: Débora Cristina de Souza 

Adulto  
Ginastas individuais: Carolina Tonelotto, Gabriela Ribeiro e Natália Gáudio
Treinadora: Monika Queiroz
Árbitras: Célia Maria Paes Santos e Christiane Mogk de Faria 
Fisioterapeuta: Marceli Mesquita 
Chefe de delegação: Sandro Lopes

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.