logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Ginástica faz balanço positivo da participação nos Jogos Olímpicos

25/08/2016

Três medalhas, resultados inéditos da artística, rítmica e de trampolim e o legado que fica para as próximas gerações

Ginástica faz balanço positivo da participação nos Jogos Olímpicos

Da redação, Santo André (SP) - Os Jogos Olímpicos deixaram saudade. Durante 17 dias, os olhos do mundo voltarem-se ao Brasil. Dentro das arenas, o público foi fantástico. Torceu, gritou e vibrou, deixando até os estrangeiros emocionados com tanto carinho. Na ginástica artística, rítmica e de trampolim, a Arena Olímpica do Rio de Janeiro, palco das modalidades, ficou lotada em todas as competições. Os brasileiros, definitivamente, passaram a amar a ginástica. Muitos, inclusive, apontam as Olimpíadas do Brasil como uma das melhores de todos os tempos. Pelo menos no quesito animação e envolvimento, não há dúvida que esses dias ficarão marcados para sempre no coração.

As três modalidades da ginástica fizeram história. Pela rítmica, com apresentações encerradas no último domingo (21), o Brasil não conquistou medalhas, mas foi um dos protagonistas. As brasileiras estão na elite mundial. O conjunto, composto por Emanuelle Lima, Francielly Machado, Gabrielle Moraes, Jéssica Maier e Morgana Gmach, comandado por Camila Ferezin, garantiu a nona colocação e superou potências da ginástica, como Alemanha, China e Uzbesquistão. Foi uma grande evolução.

No individual, Natália Gaudio inspirou e mostrou que é possível realizar sonhos. Esse foi o maior prêmio que a capixaba poderia ganhar por ser a representante brasileira da ginástica rítmica individual. Depois de 24 anos sem uma participante no individual, o Brasil voltou a ficar entre os melhores do mundo. Com doçura e graça, Natália, treinada por Monika Queiroz, encantou a nova geração de meninas. 

Pelo trampolim, Rafael Andrade entrou definitivamente para a história. Pela primeira vez, um brasileiro do trampolim participava de uma edição olímpica, resultado que também merece ser comemorado. As apresentações da modalidade deixaram a Arena Olímpica lotada. Trazer as pessoas para perto de um esporte novo em Jogos Olímpicos - faz parte do calendário desde Sidney 2000 - foi uma importante contribuição. 

Na artística, três medalhas e a melhor participação brasileira de todos os tempos. Diego Hypolito, de 30 anos e na terceira Olimpíada, superou as frustrações de Pequim 2008 e Londres 2012 e chegou mais forte na Rio 2016. Em casa, brilhou e saiu ainda mais consagrado com a prata no solo. Arthur Nory Mariano, de apenas 22, surpreendeu. Após a classificação, foi para o 'tudo ou nada', dificultou a série e levou o bronze. A dobradinha brasileira no pódio emocionou a dupla de ginastas e toda a Arena Olímpica. Sob aplausos e gritos, Diego e Nory desfilaram como verdadeiros campeões. Arthur Zanetti coroou um ciclo vitorioso com mais uma medalha. Após ter conquistado os maiores títulos da carreira de um atleta, veio a prata, tão especial por ser em casa, com a família por perto. Já Sérgio Sasaki poderia ter a palavra redenção no nome. Duas lesões tiraram o ginasta das competições por mais de um ano, mas ele voltou ainda mais forte. A nona colocação no individual geral, a melhor do Brasil até aqui, comprovou a determinação do atleta. O iluminado Francisco Barretto Júnior foi o primeiro brasileiro a garantir vaga na final de barra fixa. Entrou determinado, fez uma série limpa e ficou em quinto, à frente até do campeão em Londres 2012, o 'holandês voador' Epke Zonderland. Por equipe, o Brasil estreou em uma edição olímpica, avançou à final e ficou em sexto. O resultado é ainda mais importante se comparado ao do ciclo anterior, quando o País era o 13º. 

No feminino, as ginastas também conquistaram a simpatia do público. Com um time mesclado pela experiência e juventude, as meninas brilharam. Por equipe, Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade ficaram com a oitava colocação, igualando o feito de Pequim 2008, com um grupo jovem, talentoso e que tem muito pela frente. No individual geral, Rebeca, estreante em Jogos Olímpicos, ficou em 11º, com prova de salto elogiada até pela norte-americana Simone Biles, dona de quatro medalhas de ouro e uma de bronze na Rio 2016. Flávia ficou consagrada, definitivamente, como o xodó da torcida. A carismática de 1,38cm foi uma das mais assediadas e sagrou-se a quinta melhor do mundo na trave, igualando o feito de Daiane dos Santos no solo em Atenas 2004 como a melhor colocação de uma brasileira em Jogos Olímpicos. Daniele, de quase 32, se emocionou ao anunciar que essa seria a quinta e última Olimpíada da carreira. Depois de tudo o que fez como ginasta, agora é hora de se dedicar a outros projetos.

Tudo isso é um verdadeiro legado e a maior prova de que a ginástica está no caminho certo, segundo Luciene Resende, presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). "As novas gerações viram de perto novos ídolos, admiraram e torceram por todos os países. Viram que, com determinação e trabalho, é possível realizar os sonhos. Nas escolas e clubes, já houve aumento do número de crianças interessadas em aprender ginástica. Foram dias muito importantes para o esporte, que teve visibilidade ainda maior perante o público. Todas as nossas modalidades olímpicas evoluíram muito. Prova disso foram os resultados alcançados, que entraram para a história. Os ginastas deixaram a Arena Olímpica com a sensação de dever cumprido e ainda mais motivados para as próximas competições. Torcemos para que os investimentos sejam mantidos e cresçam. Esperamos que o próximo ciclo seja tão vitorioso quanto esse", destacou Luciene.

Delegação brasileira de ginástica

Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior e Sérgio Sasaki
Reservas: Caio Souza e Lucas Bitencourt 
Técnicos: Cristiano Albino, Marcos Goto e Renato Araújo
Chefe de equipe: Leonardo Finco 
Árbitro: Robson Caballero

Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade
Reserva: Carolyne Pedro 
Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko e Keli Kitaura 
Chefe de equipe: Georgette Vidor
Árbitra: Yumi Sawasato

Ginástica Rítmica Individual
Ginasta: Natália Gaudio 
Técnica: Monika Queiroz

Ginástica Rítmica de Conjunto
Ginastas: Emanuelle Lima, Francielly Machado, Gabrielle Moraes, Jéssica Maier e Morgana Gmach
Reservas: Beatriz Pomini e Dayane Amaral 
Técnica: Camila Ferezin
Chefe de equipe: Bruna Martins

Ginástica de Trampolim
Ginasta: Rafael Andrade 
Técnica: Tatiana Figueiredo

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.