logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Natália Gaudio comemora evolução da ginástica rítmica nos Jogos Olímpicos

20/08/2016

Brasileira de 23 anos destaca o legado como principal prêmio com a participação na maior competição esportiva do mundo

Natália Gaudio comemora evolução da ginástica rítmica nos Jogos Olímpicos

Rio de Janeiro (RJ) - Natália Gaudio quer inspirar meninas a sonharem mais alto. Para a ginasta, essa é a maior medalha que ela poderia conquistar por ser a representante brasileira da ginástica rítmica individual nos Jogos Olímpicos. Na Arena Olímpica do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (19), durante a classificatória, a torcida deixou a capixaba emocionada. Fazer com que o público se envolva ainda mais com o esporte é um dos maiores legados que uma Olimpíada em casa pode deixar.

Natália não ficou entre as dez finalistas para a final do individual geral, mas isso não é o mais importante neste momento. O objetivo era sair feliz e isso a ginasta conseguiu com louvor. Não somente ficou satisfeita, como foi ovacionada pela torcida. A sensação por ter chegado na Olimpíada fez com que valesse a pena todo o esforço. "Nós fizemos bem o nosso papel e isso é o mais importante. Quero deixar esse legado para as próximas gerações, inspirar as meninas que estão começando para que elas vejam que é possível. Isso é o mais bonito que posso deixar. Lutei por esse sonho e consegui chegar até aqui. Pelo público, nós seríamos ouro. Foi maravilhoso receber tanto carinho, a torcida ajudou muito", agradeceu.

Natália abriu as apresentações na bola, com a série suave ao som de Bandolins, de Oswaldo Montenegro. A torcida foi a loucura. A nota 16,300 (8,100 de dificuldade e 8,200 de execução) correspondeu às expectativas. Na sequência, o arco, embalada pelo ritmo de rock. Com a rotina de Smells Like Teen Spirit, da banda norte-americana Nirvana, veio a maior nota da brasileira no dia: 16,566 (8,300 de dificuldade e 8,266 de execução). Já na fita, a homenagem ao Rio de Janeiro, com Cidade Maravilhosa, que teve o arranjo feito pelo renomado Dudu Nobre. Empolgante, a série recebeu 16,216 (7,950 de dificuldade e 8,266 de execução). Para fechar, as maças, e com chave de ouro. A série forte e marcante, com Drácula, de Wojciech Kilar, teve a pontuação 16,450 (8,150 de dificuldade e 8,300 de execução) e deixou Natália e a técnica Monika Queiroz em êxtase. No geral, a brasileira conquistou 65,532.

"Nós queríamos fazer as quatro séries sem erros, limpas, que mostrassem o trabalho que tivemos durante todos esses anos de preparação. Alcançamos essa meta e ainda mostramos uma evolução muito grande em relação as notas. Essa foi a primeira competição que conseguimos somar mais de 16,000 pontos em todos os aparelhos. Por ser nível olímpico, é muito mais difícil. Isso mostra que estamos no caminho certo. Ver esse crescimento depois de todo o esforço que tivemos para chegar aqui e estar entre as melhores do mundo já é o nosso prêmio, a nossa medalha", analisou.

Técnica de Natália desde que a ginasta era criança, Monika não conteve a emoção por ver a atleta brilhar. "Isso é Olimpíada", disse. "Depois de mais de 20 anos sem uma representante brasileira na ginástica rítmica individual dos Jogos Olímpicos, você conseguir estrear dando um show é incrível. O público veio mesmo abraçar a Natália. Nós queríamos fazer essa diferença", destacou a experiente treinadora.

Depois de realizar o maior sonho da carreira, Natália já começou a traçar o próximo. O alvo, agora, está daqui a quatro anos, na edição dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Para chegar lá, vai continuar trabalhando com passos firmes, sempre um dia de cada vez. "São 17 anos que a ginástica está em primeiro plano na minha vida e não é agora que vai mudar. Hoje não é o fim de um ciclo, mas sim o começo de um próximo. Realizei um sonho, mas já estou plantando outro, que começa a partir de hoje. 2020, Tóquio, a gente se vê por lá", brincou. "Antes disso, ainda quero conquistar uma medalha nos Jogos Pan-Americanos de 2019. Não posso encerrar a minha carreira sem ela", disse.

Quando deixou a Arena Olímpica, Natália estava totalmente realizada. Será impossível esquecer de tudo o que viveu na Rio 2016. "A partir de agora, o Brasil vai olhar para a ginástica rítmica com outros olhos. Nós plantamos uma sementinha. Abrimos as portas para as próximas gerações. Coloquei meu nome para sempre na história", encerrou, determinada a ir ainda mais longe.

Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica: As brasileiras Emanuelle Lima, Francielly Machado, Gabrielle Moraes, Jéssica Maier e Morgana Gmach participam da classificatória do conjunto neste sábado (20), com provas das 10h às 13h50. A competição contará com 14 países, sendo que oito se classificam à final de domingo (21).

Programação

Sábado (20)
10h às 13h50: classificatória conjunto geral (Brasil)
15h20 às 17h45: final individual geral

Domingo (21)
11h às 12h45: final conjunto geral

Delegação brasileira de ginástica rítmica

Seleção Individual
Ginasta: Natália Gaudio
Técnica: Monika Queiroz

Seleção de Conjunto
Ginastas: Emanuelle Lima, Francielly Machado, Gabrielle Moraes, Jéssica Maier e Morgana Gmach
Reservas: Beatriz Pomini e Dayane Amaral
Técnica: Camila Ferezin
Chefe de equipe: Bruna Martins

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.