logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Pela ginástica de trampolim, Rafael Andrade fica honrado por representar o Brasil na Rio 2016

13/08/2016

Goiano foi o primeiro brasileiro da modalidade a participar da maior competição esportiva do mundo

Pela ginástica de trampolim, Rafael Andrade fica honrado por representar o Brasil na Rio 2016

Rio de Janeiro (RJ) - Antes mesmo de entrar na Arena Olímpica do Rio de Janeiro, Rafael Andrade já havia feito história, pois, pela primeira vez, um brasileiro representava a ginástica de trampolim em Jogos Olímpicos. O experiente goiano de 30 anos ficou honrado por poder fazer parte da classificatória deste sábado (13) e levar o nome da modalidade ainda mais longe.

Na ginástica de trampolim, os atletas fazem duas séries, uma com elementos obrigatórios e outra livre. As rotinas são avaliadas de acordo com a dificuldade, execução e tempo de voo. Na primeira apresentação, Rafael conquistou 47,035 pontos. Já na segunda, somou 29,110, totalizando 76,145. Com a pontuação, ocupou a 15ª colocação. Para Rafael, prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, estar na competição foi a realização de um sonho.

"São vinte anos dedicados a ginástica, fazendo tudo o que posso, percorri um longo caminho até os Jogos Olímpicos. Não foi fácil. Ter chegado aqui já é uma conquista e isso todos respeitam. Muitos amigos meus do trampolim estavam na Arena, alguns que já não treinam e têm história na modalidade. Eu estava competindo não só por mim, mas sim por todos que já participaram do trampolim. Representei muita gente hoje", contou.

Segundo Rafael, mais importante do que o resultado, é o legado que ele vai deixar para as próximas gerações. "É claro que fiquei um pouco chateado por ter cometido uma falha que geralmente não cometo na minha série livre. Estava tranquilo, mas acabou acontecendo um erro no sexto salto, o que diminuiu a nota. Independentemente disso, espero que todos tenham se interessado mais pela modalidade, principalmente as crianças. Fiquei emocionado quando chamaram meu nome na Arena. A torcida foi bacana e incentivou não só a mim, como também aos outros atletas. Foi muito bom receber esse carinho", destacou.

O campeão olímpico foi o bielorrusso Uladzislau Hancharou (61,745), seguido pelos chineses Dong Dong (60,535) e Lei Gao (60,175).

Delegação brasileira de ginástica de trampolim
Ginasta: Rafael Andrade
Técnica: Tatiana Figueiredo

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.