logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Ginástica aeróbica brasileira tem boas expectativas para o Mundial

17/05/2016

Principal competição da modalidade em 2016 será em Incheon, na Coreia do Sul, no mês de junho

Ginástica aeróbica brasileira tem boas expectativas para o Mundial

Da redação, Santo André (SP) - A ginástica aeróbica brasileira tem boas expectativas para o Campeonato Mundial, que será disputado em Incheon, na Coreia do Sul, de 13 a 19 de junho. Com a equipe participante já definida, todos os atletas estão em ritmo forte de preparação para fazer bonito na principal competição da modalidade em 2016.

Os ginastas da categoria adulta, nas provas Dupla, Trio e Aerodance, foram escolhidos durante seletiva realizada em São Paulo (SP), no fim de abril. A coordenadora do comitê técnico de ginástica aeróbica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Maria Eduarda Poli, destacou a experiência de parte da equipe adulta.

"Sobre os selecionados da categoria adulta, temos os atuais campeões brasileiros Lucas Barbosa e Luamar Martins, que são bastante experientes. Os demais ginastas foram qualificados na seletiva conforme os resultados. Destaco a presença do grupo de aerodance, que pela primeira vez representa o Brasil no Mundial, com participação das atletas Cibele Oliani e Marina Lopez, campeãs mundiais em trios em 2004 e medalhistas de bronze mundiais em 2008. Para a nossa Seleção, será muito importante a presença delas", comentou.

O Brasil tem uma expectativa muito positiva para a competição deste ano. "O objetivo do comitê técnico da modalidade é que a Seleção Adulta fique entre as oito primeiras na classificatória e, assim, possa chegar à final. Acredito que as provas em que teremos mais chance serão individual masculino, grupo (com cinco ginastas) e aerodance (com oito)", explicou Maria Eduarda. "Além disso, fomos convidados a participar da cerimônia de encerramento do Mundial Adulto com toda a nossa equipe fazendo uma coreografia temática sobre o Brasil. Isso será muito importante para nós", completou a coordenadora.

Pela categoria por idades, as expectativas também são boas. "Por idade, destaco a participação da Isabela Monteiro, que se apresenta pelo individual feminino juvenil. A brasileira é a atual campeã Pan-Americana e ficou na sétima colocação da Copa do Mundo de Portugal", lembrou Maria Eduarda.

Na última etapa da Copa do Mundo antes do Mundial, realizada em Cantanhede, Portugal, de 6 a 8 de maio, o Brasil teve uma amostra do que vai encontrar na competição mundial. Classificada para a Coreia do Sul, Isabela Monteiro, de 16 anos, conquistou um importante espaço entre as melhores do mundo e foi a sétima colocada no individual feminino, com 17,950 pontos. A campeã foi a búlgara Darina Pashova, com 19,700.

Pela categoria infantil, Luíza Conte, de apenas 10 anos, ficou em sétimo, com 16,800 pontos. Já Manoela Aparecida, de 11 anos, foi a décima, com 16,575. A medalhista de ouro foi a estoniana Riina Tannil, com 17,400.

Pela categoria adulta, Caroline Santiago, de 17 anos, ficou em 14°, com 19,200 pontos. A primeira colocada foi a romena Oana Constantin, com 21,900.

O treinador Ramiro Lima, que acompanhou as ginastas em Portugal, frisou que essa etapa foi muito forte. "Nós contamos com a presença dos melhores ginastas e treinadores do mundo em praticamente todas as categorias. Para nós, ter a Luíza e a Isabela nas finais, entre as oito melhores do Mundo, foi uma ótima marca. O fato da Manoela estar entre as dez primeiras também foi um resultado fantástico. A Caroline estreou em competições mundiais pela categoria adulta e competiu com 21 atletas de 14 países. Então, o 14º lugar mostra que ela tem tudo para se destacar no adulto como foi nas categorias de base. No caso da Isabela, que estará no Mundial, já identificamos o que precisamos corrigir na rotina da ginasta para que ela possa buscar uma colocação ainda melhor na Coreia do Sul, mesmo competindo com as gigantes da modalidade na categoria, que são a Bulgária, a Romênia e a Rússia", encerrou o treinador.

Delegação brasileira adulta no Mundial

Individual masculino: Lucas Barbosa
Individual feminino: Luamar Martin
Dupla mista: Lucas Barbosa e Tamires da Silva
Trio: José Henrique Oliveira, Maelton Siqueira e Marcelo Martins
Grupo: Christian Passos, Edson Nunes, José Henrique Oliveira,
Maelton Siqueira e Marcelo Martins
Aerodance: Adriele Lopes, Cibele Oliani, Christian Passos, Edson
Nunes, José Henrique Oliveira, Maelton Siqueira, Marcelo Martins e Marina
Lopez
Técnico: Luiz Henrique Maciel
Árbitro: Maria Eduarda Poli

Delegação brasileira por idade

Clube Esportivo Ramiro (RJ)
Individual feminino juvenil: Isabela Machado Monteiro
Técnico: Luís Ramiro Lima

São Paulo Futebol Clube (SP)
Ana Luisa Mari Garcia, Beatriz de Oliveira, Gabriela de Oliveira, Isabella Bernardo, Julianna Cury, Luísa Schmitt e Marília Pires

Universidade Federal de Minas Gerais (MG)
Maria Eduarda de Oliveira, Michael Douglas Telles e Kátia Lemos

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.