logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica encerra a participação brasileira no evento-teste

22/04/2016

Ginástica artística masculina e feminina, rítmica individual e de conjunto e trampolim do Brasil fizeram bonito durante a competição; todos estão garantidos nos Jogos Olímpicos

Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica encerra a participação brasileira no evento-teste

Rio de Janeiro (RJ) - Com muita beleza e talento, a ginástica rítmica encerrou a programação do evento-teste para os Jogos Olímpicos, na Arena Olímpica do Rio, nesta sexta-feira (22). Durante quase dez dias, ginastas de várias partes do mundo se reuniram para as apresentações de artística, rítmica e de trampolim. O Brasil contou com representantes nas três modalidades.

Hoje, a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica foi a primeira a entrar no tablado e estreou a série de cinco fitas ao som de Aquarela do Brasil, interpretada por Ivete Sangalo. A pontuação foi 14,883 (7,750 de dificuldade e 7,133 de execução). No conjunto misto de arco e bola, a torcida fez a festa nas arquibancadas, o Brasil se superou dentro de quadra e conquistou 16,183 (8,150 de dificuldade e 8,033 de execução), a terceira maior nota do dia no aparelho. No total, o grupo somou 31,066 e ocupou a quinta colocação. Alemanha (33,183), Uzbequistão (32,832) e Grécia (31,982) foram os medalhistas e garantiram vaga para o Rio 2016. Brasil, Rússia, Bulgária, Espanha, Itália, Japão, Israel, Bielorrússia, China, Estados Unidos e Ucrânia já tinham vaga.

A equipe foi unânime ao afirmar que a experiência foi única por estar em uma competição tão grande, na arena oficial e com a presença da torcida, sempre calorosa. Com certeza, uma prévia do que vão encontrar nos Jogos Olímpicos, em agosto. "Será a nossa primeira vez em Olimpíadas, então tudo foi muito válido. Agora já conhecemos o ginásio e sabemos como é apresentar com tanta torcida a nosso favor. Foi incrível", contou a ginasta Eliane Sampaio, de 23 anos, uma das mais experientes do grupo, dona de medalhas em Jogos Pan-Americanos e Copa do Mundo.

A capitã Jéssica Maier também fez uma avaliação positiva e ficou feliz, principalmente, com o carinho do público. Atenciosas e simpáticas, logo após o fim da competição, as brasileiras atenderam a torcida e tiraram fotos, para a alegria de todos. "Nós tivemos algumas falhas na série de fitas, mas estamos contentes com as nossas apresentações. Evento-teste serve para isso mesmo. Foi muito bom poder sentir essa energia do público dentro de casa. Gostamos muito de competir assim", destacou.

Para a técnica-chefe, Camila Ferezin, as brasileiras souberam crescer na competição, o que mostra que estão no caminho certo rumo a uma final olímpica. "As meninas foram bem nas cinco fitas até os últimos trinta segundos, quando aconteceram algumas falhas. A música e a coreografia são muito boas, então se tivéssemos acertado poderíamos ter conquistado uma medalha. O mais importante foi o fato de mostrarmos que estamos no páreo, tanto é que no arco e maças nós tiramos uma nota muito boa. Algumas ficaram um pouco mais nervosas, mas elas seguem em avaliação constante. Na ginástica rítmica, só temos uma chance dentro de quadra, então todas têm que estar preparadas também psicologicamente para aguentar a pressão, que é inevitável. Por isso o evento-teste foi fundamental para nós. Aqui vivemos situações diferentes do nosso cotidiano de treinamentos e competições, um momento gratificante e único", explicou Camila.

A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, saiu da Arena Olímpica do Rio satisfeita com o desempenho dos atletas durante os quase dez dias de evento. "O evento-teste foi muito positivo e os objetivos de todas as nossas Seleções foram alcançados de uma maneira geral. A classificação por equipe da artística feminina, que ainda faltava, veio de uma forma maravilhosa e emocionante. A artística masculina, a rítmica individual e de conjunto e o trampolim tinham como metas testarem as novas séries, sentirem o calor da torcida e isso também aconteceu. O público compareceu em grande número durante o evento e isso foi ótimo. Agora é dar sequência no trabalho para fazermos bonito nos Jogos Olímpicos".

Ainda hoje, a partir das 16h, será a final do individual geral, com as primeiras colocadas na classificatória de ontem. Natália Gaudio não conquistou vaga para a decisão, mas fez boas séries na qualificatória e garantiu a maior nota da carreira na fita (16,466) e o décimo lugar no aparelho. Já na última terça-feira (19) foram as provas do trampolim, com a presença de Rafael Andrade, o primeiro brasileiro na história a participar de uma edição dos Jogos Olímpicos. Pela artística, do sábado (16) até a segunda-feira (18), vieram outros ótimos resultados. Nesta edição dos Jogos Olímpicos, o Brasil vai entrar para a história, já que fará a estreia com duas equipes completas - uma masculina e outra feminina. Nas finais, os brasileiros garantiram cinco medalhas.

Delegação brasileira

Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica
Ginastas: Eliane Sampaio, Francielly Pereira, Gabrielle Silva, Jéssica Maier, Maiara Cândido e Morgana Gmach
Técnicas: Camila Ferezin e Ekaterina Pirozhkova
Coordenadora: Camila Ferezin
Chefe de delegação: Bruna Rosa

Seleção de Ginástica Rítmica Individual
Ginasta: Natália Gaudio
Técnica: Monika Queiroz
Fisioterapeuta: Paulo Márcio Oliveira

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.