logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Classificado para o Rio 2016, brasileiro aprova desempenho no evento-teste de ginástica de trampolim

19/04/2016

Rafael Andrade está em preparação para os Jogos Olímpicos e participou da competição da modalidade nesta terça-feira (19)

Classificado para o Rio 2016, brasileiro aprova desempenho no evento-teste de ginástica de trampolim

Rio de Janeiro (RJ) - Representante brasileiro da ginástica de trampolim nos Jogos Olímpicos, Rafael Andrade foi um dos participantes do evento-teste da modalidade, realizado na Arena Olímpica do Rio, nesta terça-feira (19). O goiano de 29 anos encerrou as apresentações com 101,870 pontos e aprovou o desempenho na competição, que foi positiva como forma de preparação para a principal compromisso do ciclo, em agosto.

O ginasta da Seleção Brasileira conquistou 48,050 pontos na série obrigatória e 53,820 na livre, totalizando 101,870. Com o resultado, o atleta ocupou a 14ª colocação na classificatória e não avançou para a final. O medalhista de ouro foi Uladzislau Hancharou, da Bielorrússia, com 59,750, seguido por Dylan Schmidt, da Nova Zelândia, com 58,550, e pelo português Diogo Ganchinho, com 58,085. Pelo feminino, as medalhistas foram Lingling Liu, da China, com 55,485, Yana Pavlova, da Rússia, com 54,160, e Tatsiana Piatrenia, da Bielorrússia, com 53,540.

Para Rafael, com vaga assegurada por ter sido o melhor brasileiro durante o Mundial da Dinamarca, em novembro de 2015, a experiência de participar da competição e, principalmente, testar o ginásio, foi importante, ainda mais nesta reta final de preparação. "A minha expectativa era a de quebrar o gelo, até porque eu nunca tinha competido em um ginásio tão grande. Essa primeira impressão foi boa", contou. "Eu fiquei muito feliz com a minha primeira série, porque atingi um recorde pessoal na pontuação. Na segunda, mesmo eu estando mais firme, tive uma falha e acabei tendo que tirar um pouco de dificuldade para corrigir", completou.

Assim como Rafael, a técnica Tatiana Figueiredo também fez uma avaliação positiva, especialmente da primeira apresentação. "Eu fiquei satisfeita. A primeira série foi muito boa, com mais dificuldade, e ele conseguiu executar bem e conquistou uma ótima pontuação. A segunda poderia ter sido melhor, porque ele deu uma afrouxadinha na perna logo depois do segundo salto, mas, mesmo assim, conseguiu recuperar bem e ir ate o fim. Então, posso dizer que foi uma excelente experiência. Tenho certeza que ele vai crescer ainda mais até os Jogos Olímpicos", disse.

Tatiana destacou ainda o planejamento daqui até o Rio 2016 e explicou as alterações que eles pretendem fazer para as provas de agosto. "A série base nós já temos. Para o evento-teste, o objetivo era melhorar a execução dos saltos. Agora, vamos adicionar mais dificuldades. Nas Olimpíadas, a nossa meta é atingir a melhor pontuação da carreira dele, então todo o trabalho está sendo feito pensando nisso. Estamos nos preparando de maneira forte e intensa, para que ele possa chegar na melhor forma possível", frisou Tatiana, lembrando que a pontuação máxima do ginasta até hoje em uma competição internacional foi próxima aos 103,000 pontos.

Após o evento-teste, estão previstas no calendário de Rafael participações em etapas de Copas do Mundo.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.