logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Brasil encerra evento-teste de ginástica artística com cinco medalhas

19/04/2016

Seleções Masculina e Feminina fizeram bonito durante os três dias de competições na Arena Olímpica do Rio

Brasil encerra evento-teste de ginástica artística com cinco medalhas

Rio de Janeiro (RJ) - A ginástica artística brasileira alcançou todos os objetivos traçados para o evento-teste. A Seleção Masculina foi para o Rio de Janeiro com a vaga por equipe para os Jogos Olímpicos já conquistada, enquanto a Feminina precisava ficar entre as quatro primeiras. Diante de um bom público na Arena Olímpica do Rio, as ginastas do País não decepcionaram, ficaram com a vaga e ainda foram campeãs, no domingo (17). Nas finais por aparelhos, hoje, vieram mais quatro medalhas. Os pódios dos donos da casa fecharam com chave de ouro as competições da modalidade.

O Brasil fez a estreia do dia no salto, com Daniele Hypolito. No primeiro salto, a ginasta somou 14,333 pontos, enquanto no segundo, fez 13,766, com média de 14,049, ocupando a quinta colocação. A campeã foi a indiana Dipa Karmakar, com 14,833, seguida pela ginasta do Uzbequistão Oksana Chusovitina, com 14,716, e pela australiana Emily Little, com 14,383.

Para Daniele, após a classificação olímpica por equipe ter sido alcançada, a meta era aproveitar ainda mais a oportunidade de estar na arena e a presença da torcida. "Hoje o nosso objetivo maior era aproveitar ao máximo a presença do público, em casa, e do ginásio montado para os Jogos Olímpicos. Essas oportunidades são fundamentais com a proximidade das Olimpíadas. Agora, a preparação vai continuar firme, assim como foi para o evento-teste. Depois do que apresentamos aqui, vimos que temos chances como equipe, então vamos visar os objetivos individuais, é claro, mas também trabalhar muito para, quem sabe, conquistar uma vaga na final olímpica", projetou.

Na sequência, foi a vez de Rebeca Andrade abrir as apresentações nas barras assimétricas e somar 14,433, pontuação que garantiu o bronze à ginasta. A atleta ficou atrás apenas das alemãs Elisabeth Seitz, com 15,133, e de Sophie Scheder, com 15,033. Com séries consistentes tanto na classificatória quanto na final, Rebeca conquistou em menos de um mês duas medalhas no aparelho - na Copa do Mundo de Doha, no Qatar, a atleta ficou com a prata.

"Eu estou orgulhosa de mim, porque fiz o meu melhor, e sei que posso colocar ainda mais dificuldade nessa série. Aqui no evento-teste, consegui ajudar a minha equipe na conquista da vaga olímpica e hoje estou com mais essa medalha. Estou muito satisfeita", relatou a jovem de 16 anos, sendo 13 deles dedicado à ginástica.

Nas argolas, Arthur Zanetti manteve a rotina de pódios no aparelho e, como já é de costume, levou o ouro, com 15,866 pontos. Em segundo ficou o atual campeão mundial, o grego Eleftherios Petrounias, com 15,833, e em terceiro o francês Samir Ait Said, com 15,500. Depois do evento-teste, o ginasta volta a São Caetano do Sul (SP) e vai continuar treinando forte para os Jogos Olímpicos.

"É essencial treinar muito e quero ter uma nota ainda maior nas argolas. Hoje a série foi boa, cravei a saída e consegui melhorar em relação a classificatória. Valeu a pena participar dessa competição, que me trouxe esse ouro maravilhoso", comemorou Arthur.

Já na trave, quem encantou a torcida e a arbitragem foi Flávia Saraiva. Em uma apresentação segura, a jovem ficou com a prata, com 14,733 pontos. As gêmeas holandesas Sanne Wevers, com 14.800, e Lieke Wevers, com 14,366, completaram o pódio. Jade Barbosa foi a oitava, com 12,066.

Para fechar a participação brasileira com chave de ouro, veio o solo. Última a se apresentar no aparelho, Flávia levantou a torcida com a nova série, conquistou 14,400 e a primeira colocação. A australiana Larrissa Miller, com 13,700, foi prata, e a alemã Leah Griesser, com 13,566, ficou com o bronze. Daniele Hypolito foi a sexta, com 12,566.

Flávia deixa o evento-teste com saldo positivo e com a sensação de dever cumprido. Aos 16 anos, ela já se imagina de volta à Arena Olímpica do Rio, mas da próxima vez, nos Jogos Olímpicos. "Eu já me imagino aqui nas Olimpíadas, nesse ginásio que ficou maravilhoso e que me senti bem. Ontem fiquei tão feliz com a nossa classificação, que hoje vim para brilhar e ser feliz. Estamos treinando muito firmes, parecido com as americanas, e espero ficar como elas", frisou Flávia.

O evento-teste tem sequência nesta terça-feira (19) com as provas da ginástica de trampolim, com participação de Rafael Andrade. Na quinta (21) e sexta (22) serão as de rítmica, com Natália Gáudio e a Seleção de Conjunto.

<b> Delegação brasileira </b>

Seleção de Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Arthur Zanetti e Sérgio Sasaki
Técnicos: Marcos Goto e Renato Araújo
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Médica: Ana Carolina Corte
Coordenador: Leonardo Finco

Seleção de Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Carolyne Pedro, Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Milena Theodoro e Rebeca Andrade
Técnicos: Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto e Iryna Ilyashenko
Fisioterapeuta: Júlio César Mattos
Árbitra: Yumi Sawasato
Coordenadora: Georgette Vidor
Chefe de delegação: Alexandre Alexandrov

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.