logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Árbitros da ginástica artística brasileira são convocados para os Jogos Olímpicos

15/01/2016

Assim como na edição de Londres, em 2012, Robson Caballero e Yumi Sawasato vão arbitrar no principal evento esportivo do mundo

Árbitros da ginástica artística brasileira são convocados para os Jogos Olímpicos

A ginástica artística brasileira segue se destacando internacionalmente, tanto com os atletas quanto com os demais profissionais envolvidos com a modalidade. Prova disso foram as convocações de dois árbitros do País para o principal evento esportivo do mundo: os Jogos Olímpicos. Pela artística masculina, o representante será Robson Caballero, enquanto pela feminina, Yumi Sawasato. Ambos foram chamados pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) e avalizados pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Robson irá arbitrar a segunda edição de Jogos Olímpicos da carreira e destacou a alegria por novamente fazer parte da competição. "Certamente é um orgulho muito grande, mas a responsabilidade é maior ainda, ainda mais por ser em nosso País. Os olhos do mundo estarão voltados para nós e temos que aproveitar o momento para fortalecer ainda mais o respeito que alcançamos ao longo do tempo", declarou.

Há quatro ciclos olímpicos como árbitro internacional, Robson fez uma avaliação sobre as atuais chances de medalhas brasileiras no evento. "Nós temos o atual campeão olímpico das argolas, o Arthur Zanetti, e, pela primeira vez na história, classificamos uma equipe completa. A competição será muito difícil, mas esperamos ter um bom rendimento, primeiro com a classificação para as finais e depois queremos fazer boas provas também nas decisões", completou.

Pelo feminino, a experiente Yumi Sawasato foi eleita pela FIG a melhor árbitra do mundo no ciclo olímpico 2001 a 2004 e participará da quinta edição consecutiva da competição. Mesmo depois de tantos anos de carreira, ser convocada mais uma vez é motivo de enorme satisfação. "Eu fiquei muito honrada, feliz e emocionada ao receber o convite da FIG com a nomeação pelo Comitê Executivo para essa função. Estou no meu décimo ciclo olímpico e nos últimos cinco tive a oportunidade de ser convocada para Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos. Isso é maravilhoso", frisou.

Segundo Yumi, a convocação é bastante positiva para a ginástica artística brasileira. "Esse reconhecimento internacional é importante. A ginástica brasileira tem mostrado grande evolução, tanto com os ginastas e técnicos quanto na arbitragem. Isso é de suma importância para o nosso País", resumiu a brasileira.

A presidente da CBG, Luciene Resende, também comemorou mais essa conquista da modalidade. "Para o Brasil, a nomeação dos nossos árbitros para atuar nos Jogos Olímpicos, como juízes de referência de execução, foi de suma relevância. Nós recebemos a notícia como um reconhecimento ao nosso trabalho, já que se trata de dois profissionais que coordenam a arbitragem nacional com integridade, comprometimento e responsabilidade", ressaltou a presidente.

As apresentações da ginástica artística serão na Arena Olímpica do Rio, na Barra da Tijuca, de 6 a 16 de agosto. Antes disso, de 16 a 20 de abril, serão as provas da modalidade pelo evento-teste.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.