logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Natália Gaudio conquista a classificação para Rio 2016 no Mundial de Ginástica Rítmica

10/09/2015

Capixaba de 22 anos foi a melhor brasileira no individual geral da competição realizada em Stuttgart, na Alemanha; no sábado (12) será a estreia do conjunto verde e amarelo

Natália Gaudio conquista a classificação para Rio 2016 no Mundial de Ginástica Rítmica

Stuttgart (ALE) - O dia 10 de setembro de 2015 ficará para sempre marcado no coração de Natália Gaudio, porque foi nessa data que a atleta da Seleção Individual de Ginástica Rítmica conquistou vaga para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. A capixaba garantiu o feito por ter sido a melhor brasileira no individual geral do 34º Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, que está sendo realizado na Porsche Arena, em Stuttgart, na Alemanha. Nesta sexta-feira (11), a competição segue com as finais do individual geral. O Brasil volta aos tablados neste sábado (12) para as provas do conjunto a partir das 8h (horário de Brasília), com transmissão do canal SporTV.

Antes mesmo do início do Mundial, o Brasil já tinha direito a uma vaga no individual e outra no conjunto por ser país-sede. O regulamento da Federação Internacional de Ginástica (FIG) determina que a vaga é da ginasta que conquistar o melhor resultado para o País no individual geral. Natália somou 46,766 pontos, enquanto a paranaense Angélica Kvieczynski ficou com 46,649 pontos.

Natália, de 22 anos, mostrou uma grande evolução em relação aos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em julho. Treinada por Monika Queiroz, a ginasta destacou que representar o Brasil em uma edição dos Jogos Olímpicos, ainda mais em casa, é a realização de um sonho.

Ainda não caiu a ficha. Passou um filme na minha cabeça, de tudo o que vivi para chegar até aqui desde quando comecei. Quando eu tinha oito anos e me perguntavam qual era o meu sonho, eu dizia que era participar de uma edição de Jogos Olímpicos pelo individual. Hoje esse sonho está se realizando. Agradeço muito a Monika que acreditou em mim, porque sem ela tenho certeza que não chegaria até aqui, comemorou.

A brasileira obteve o feito ao som de muito samba, após apresentar a série de fita, a mais animada desta temporada, embalada pelo Ibiza Dance, da Bateria da Mocidade, que rendeu a ela a nota 15,750 (7,550 de dificuldade e 8,200 de execução). O retrospecto da ginasta na competição a deixou muito satisfeita - a atleta já havia garantido 15,500 pontos no arco, seguido por 15,058 na bola e 15,516 nas maças. Segundo Natália, o mais importante foi ter chegado ao último dia de classificatórias mantendo o equilíbrio e a tranquilidade.

A fita não é o aparelho que costumo tirar as notas mais altas, mas deu tudo certo e confesso que estou impressionada. Eu consegui fazer o que queria no tablado e fechei a competição com chave de ouro. Em todos os momentos, procurei me concentrar ao máximo e pensar que a competição estava apenas começando, porque sabia que não podia me desconcentrar em nenhum segundo, e mantive essa concentração e o foco até a pose final, frisou.

Apesar da pouca idade, Natália demostra muita maturidade dentro e fora de quadra e contou que busca, sempre, mentalizar coisas positivas. Eu acredito que a gente é o que pensa, então disse para mim mesma o tempo inteiro que sou capaz, que vou conseguir, que estou aqui porque mereço estar, que tudo vai dar certo. O tempo todo procurei agir assim e deu certo, ensinou.

A competição contou também com a participação da brasileira Angélica Kvieczynski, que conquistou 16,116 pontos na fita (7,950 de dificuldade e 8,166 de execução). A rotina, bem dançante, tem como tema a música Burlesque, da Cher. Nos três primeiros dias de competição, a paranaense de 24 anos garantiu ainda 15,333 no arco, 15,200 na bola e 13,466 nas maças.

Seleção de Conjunto - O conjunto fará o treino de pódio amanhã a partir das 4h (horário de Brasília). No sábado (12), das 8h às 11h25, serão as classificatórias, com transmissão do SporTV. As finais serão no domingo (13) e também serão televisionadas pelo canal.

Programação
Horário de Brasília

Sexta-feira (11)
4h: treinamento de pódio conjunto
11h às 13h30: final individual geral (ginastas da 13ª a 24ª colocação)
14h30 às 17h: final individual geral (ginastas da 1ª a 12ª colocação)
17h: Prêmio de Elegância Longines
17h: premiação individual geral

Sábado (12)
8h às 9h35: qualificação conjunto grupo A
10h às 11h25: qualificação conjunto grupo B
11h25: premiação conjunto geral
14h30 às 16h: Gala

Domingo (13)
8h às 8h40: final conjunto cinco fitas
8h40 às 9h20: final conjunto dois arcos e três pares de maças
9h20: premiações conjunto por aparelhos
9h45 às 10h05: cerimônia de encerramento

Delegação brasileira

Seleção Individual de Ginástica Rítmica
Ginastas: Angélica Kvieczynski e Natália Gaudio
Técnicas: Anita Klemann e Monika Queiroz

Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica
Ginastas: Beatriz Pomini, Dayane Amaral, Emanuelle Lima, Francielly Machado, Jéssica Maier e Morgana Gmach
Técnica: Camila Ferezin
Assistente técnica e professora de balé: Bruna Rosa

Médico: Reuthmann Madruga
Fisioterapeuta: Paulo Márcio Oliveira
Psicóloga: Lenamar Vieira
Árbitra: Maria de Fátima Negreiros
Chefe de delegação: Artemis Soares

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.