logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Logo na estreia, brasileiras da ginástica rítmica garantem vaga em quatro finais do Pan de Toronto

18/07/2015

Etapa classificatória dos demais aparelhos serão neste sábado (18), a partir das 11h (horário de Brasília)

Logo na estreia, brasileiras da ginástica rítmica garantem vaga em quatro finais do Pan de Toronto

Toronto (CAN) - A ginástica rítmica brasileira começou muito bem nos Jogos Pan-Americanos. A estreia no Coliseu de Toronto, no Canadá, foi nesta sexta-feira (17) e as ginastas das Seleções Individual e de Conjunto conquistaram vaga em quatro finais. As apresentações da etapa classificatória seguem neste sábado (18), a partir das 11h (horário de Brasília), onde serão definidas as finalistas dos demais aparelhos e as campeãs gerais. No domingo (19) e na segunda-feira (20) serão as decisões.

Pelo Individual, Angélica Kviecznski estreou a nova série de arco e conquistou 15,475 pontos. Depois de entrar com recurso, a nota da brasileira caiu para 15,100 - na ginástica rítmica, sempre existe essa possibilidade, mas a pontuação pode ser elevada ou não. Natália Gáudio também passou pela mesma situação. Após fazer 13,100 e entrar com recurso, a nota foi reduzida para 12,900.

"Eu achei que as notas das meninas estavam um pouco abaixo, então entramos com recurso", comentou Anita Klemann, técnica que está com as ginastas no Canadá. "Sempre tem uma tensão normal de estreia, mas amanhã as séries delas serão mais soltas", completou.

Mesmo com a redução da pontuação de Angélica no arco, ela conquistou vaga na final do aparelho, na quarta colocação. Na bola, também avançou para a decisão em quarto lugar, com 15,500.

A paranaense destacou que todas as séries estão fortes e que a competição está mais difícil do que na última edição, em Guadalajara, no México, em 2011. "O nível está muito alto e Canadá e México, por exemplo, estão fortes. Eu quero medalhar, então tenho que continuar focada e competir bem. Acredito que meu grande diferencial aqui é a experiência", avaliou.

Assim como Angélica, Natália também avançou para a final do arco, após somar 15,300 e ficar na segunda colocação. Na bola, ficou com 12,900, em décimo e, por isso, não se classificou.

Apesar de nem tudo ter sido como gostaria, a ginasta ficou feliz com o desempenho e ressaltou que as expectativas para amanhã são as melhores. "Eu gostei da nota do arco e fiquei chateada com a da bola, mas com relação a pontuação não podemos fazer muita coisa. No geral avalio que foi um dia bom, até por tirar o nervosismo da estreia. Amanhã farei as séries que mais gosto e voltarei ainda mais animada", acredita.

No Conjunto, o dia não poderia ter sido melhor. Ana Paula Ribeiro, Beatriz Pomini, Dayane Amaral, Emanuelle Lima e Morgana Gmach apresentaram uma emocionante série de cinco fitas e encantaram a arbitragem. A nota de 14,800 classificou a equipe na primeira colocação, à frente de países como Canadá e Estados Unidos.

Para a técnica Camila Ferezin, a palavra que melhor define esse momento é superação. "Esse foi um ano um pouco difícil. Eu estava de licença-maternidade, reassumi a equipe, tivemos algumas trocas de ginastas, mas graças a Deus segui minha intuição. Estamos com atletas mais experientes e que deram conta do recado. Estamos felizes em começar mais essa batalha logo em primeiro lugar. Amanhã apresentaremos nossa melhor coreografia e esperamos fazer mais uma boa apresentação", enalteceu.

O primeiro lugar na classificatória foi ainda mais especial para Emanuelle, que sentiu das arquibancadas o carinho da família, que veio do Espírito Santo para ver de perto a ginasta da Seleção de Conjunto. Segundo ela, isso é gratificante. "Eu adorei ter a minha família aqui no Canadá torcendo pela gente. Estou realmente muito feliz", agradeceu. "Essa é uma competição que está bem concorrida, mas entramos confiantes e isso foi o nosso diferencial. Estamos muito unidas", reconheceu a jovem de 19 anos.

No fim de semana, o Brasil será representado também pela Seleção de Trampolim, com Ramirez Pala e Camilla Gomes.

Ginástica Artística - As Seleções do País conquistaram cinco medalhas durante a competição, encerrada nesta quarta-feira (15). Por equipe, o masculino foi prata e o feminino foi bronze, Flávia Saraiva ficou com o bronze no Individual Geral, Arthur Zanetti garantiu o ouro nas argolas e Caio Souza o bronze no salto.

Programação
Horário de Brasília

Sábado (18)
11h: Qualificatória Individual GR - maças e fita
14h05: Qualificatória Conjunto GR - arco e maças
20h05: Qualificatória feminina GTR
21h: Qualificatória masculina GTR

Domingo (19)
11h: Final arco Individual GR (Angélica e Natália)
11h45: Final bola Individual GR (Angélica)
12h50: Final cinco fitas Conjunto GR (Brasil)
20h05: Final feminina GTR
20h45: Final masculina GTR

Segunda-feira (20)
11h: Final maças Individual GR
11h45: Final fita Individual GR
12h50: Final arco e maças Conjunto GR

Delegação brasileira

Ginástica Rítmica Individual
Ginastas: Angélica Kviecznski e Natália Gáudio
Técnica: Anita Klemann

Ginástica Rítmica de Conjunto
Ginastas: Ana Paula Ribeiro, Beatriz Pomini, Dayane Amaral, Débora Falda, Emanuelle Lima e Jéssica Maier
Técnica: Camila Ferezin
Chefe de equipe: Bruna Rosa
Árbitra: Maria de Fátima Negreiros

Ginástica de Trampolim
Ginastas: Camilla Gomes e Carlos Ramirez Pala
Técnica e chefe de equipe: Tatiana Figueiredo
Árbitro: Klayler Mourthé

A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pela Caixa Econômica Federal.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.