logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Seleção de Ginástica Artística Masculina passa pelos treino de pódio na China

30/09/2014

Mundial deste ano, que classifica 24 equipes para edição de 2015, tem início nesta sexta-feira (3)

Seleção de Ginástica Artística Masculina passa pelos treino de pódio na China

Santo André (SP) - O momento mais importante do ano para as Seleções Brasileiras de Ginástica Artística vai começar. A partir desta quinta-feira (2) à noite no Brasil, já sexta-feira (3) na China, o País irá iniciar a busca por medalhas e por um lugar entre as 24 melhores equipes do Mundial da modalidade, em Nanning, na China. O campeonato deste ano é um grande passo rumo aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Isso porque, as 24 equipes primeiras colocadas no masculino e feminino deste ano, garantem vaga para o Mundial de 2015. De lá, os oito primeiros estão classificados para o Rio e do nono ao 16º seguem para o Pré-Olímpico em 2016, que garante mais quatro Países nas Olimpíadas. O masculino faz a estreia primeiro e nesta segunda (29) e terça-feira (30) os atletas fizeram o treino de pódio. As meninas entram em cena oficialmente no domingo e o teste de pódio nesta quarta e quinta.

A expectativa do Brasil é uma das melhores possíveis e os 14 ginastas que estão em Nanning vem fazendo um grande trabalho durante todo o ano. Para chegar até aqui, foram várias fases de treinamento, intercâmbios internacionais, participações em etapas de Copa do Mundo e outros campeonatos que contribuíram para a preparação. O último passo foi a aclimatação no Japão, quando as equipes treinaram juntamente com Japão e Alemanha, dois grandes concorrentes no Mundial.

No masculino, o Brasil será representado por Arthur Zanetti, campeão nas argolas no Mundial da Bélgica no ano passado, que irá em busca do bicampeonato, mas também se preparou para ajudar a equipe no solo e no salto. Francisco Barretto fará argolas, barra fixa, paralelas, cavalo com alças e solo. Lucas Bitencourt está preparado para se apresentar em cinco aparelhos: barra fixa, paralelas, cavalo, solo e salto. Arthur Nory Mariano, Caio Souza e Sérgio Sasaki irão competir no Individual Geral. Sasaki, no ano passado, alcançou a quinta posição e, este ano, tem grandes chances de alcançar uma colocação ainda melhor. Diego Hypolito por enquanto segue como reserva, mas ainda tem chances de integrar a equipe. A decisão será tomada pouco antes do início da competição.

O treinamento de pódio é o momento ideal para acertar os últimos detalhes para o campeonato e os atletas e técnicos que estão na China fizeram uma avaliação positiva, mas com alguns pontos para corrigir. "Tivemos algumas falhas na barra, mas ainda temos tempo de corrigir", disse o coordenador da Seleção de Ginástica Artística Masculina, Leonardo Finco, lembrando que os atletas têm mais dois dias de treino antes da estreia.

Para Arthur Zanetti, os erros têm que ser minimizados, pois a arbitragem está cada vez mais rígida. "Os árbitros estão bem rigorosos. Achamos que iriam estar mais tranquilos. Como a gente sabe, a FIG (Federação Internacional de Ginástica) sempre vai dificultando e os descontos estão aumentando", opinou o atual campeão das argolas.

O treinador chefe da equipe masculina, Vladimir Vatkin, atribuiu as pequenas falhas ao cansaço. "Eles estavam muito bem no Japão. Talvez seja a pressão ou o clima. Acredito que estejam se sentindo mais cansados também."

O feminino fará os treinamentos de pódio nesta quarta (1º) e quinta-feira (2) e dá inicio à competição no domingo (5). O Brasil conta com Daniele Hypolito, Isabelle Cruz, Julie Kim Sinmon, Letícia Costa, Maria Cecília Cruz, Mariana Oliveira e Mariana Valentim. A equipe ainda definirá os aparelhos que cada uma irá competir nos próximos dias. "Fizemos duas avaliações no Japão e as meninas foram bem. Queremos a classificação para 2015, mais ainda não vimos bem as outras equipes para poder avaliar como estará a concorrência", comentou Georgette Vidor, coordenadora da seleção de Ginástica Artística Feminina.

Programação
Horário de Brasília

Quarta-feira (1º)
Treino de pódio Feminino

Quinta-feira (2)
Treino de pódio Feminino
22h às 11h15 - Qualificatórias Masculinas (Brasil está na Subdivisão 2)

Sexta-feira (3)
22h às 11h15 - Qualificatórias Masculinas

Sábado (4)
22h às 10h45 - Qualificatórias Femininas

Domingo (5)
22h às 10h45 - Qualificatórias Femininas

Terça-feira (7)
7h às 11h10 - Finais por equipe Masculina

Quarta-feira (8)
8h às 10h10 - Finais por equipe Feminina

Quinta-feira (9)
8h às 10h40 - Individual Geral Masculino

Sexta-feira (10)
8h às 10h20 - Individual Geral Feminino

Sábado (11)
Finais por aparelho
2h às 2h30 - Solo Masculino
2h30 às 3h - Salto Feminino
3h às 3h20 - Premiação
3h20 às 3h50 - Cavalo com alças Masculino
3h50 às 4h20 - Assimétricas Feminino
4h20 ás 4h50 - Argolas masculino
4h50 ás 5h20 - Premiação

Domingo (12)
Finais por aparelho
2h às 2h30 - Salto Masculino
2h30 às 3h - Trave Feminino
3h às 3h20 - Premiação
3h20 às 3h50 - Barras Paralelas Masculino
3h50 às 4h20 - Solo Feminino
4h20 às 4h50 - Barra fixa Masculino
4h50 às 5h20 - Premiação
5h20 - Cerimônia de encerramento

A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pela Caixa Econômica Federal.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.