logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Seminário de Ginástica Artística promove importantes discussões para o ciclo olímpico

14/01/2018

Durante dois dias, profissionais de diversas áreas estiveram reunidos no CT Time Brasil para tratar do planejamento das Seleções e ações em prol do desenvolvimento da modalidade

Seminário de Ginástica Artística promove importantes discussões para o ciclo olímpico

Da redação, Santo André (SP) - Temas de grande relevância ligados ao desenvolvimento da ginástica artística no país foram discutidos durante este sábado (13) e domingo (14) no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). Com a presença de profissionais de diversas áreas, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) promoveram o Seminário de GA, para discutir o planejamento do ano de 2018 para o ciclo olímpico e ações fundamentais para desenvolver cada vez melhor o esporte.

O evento contou com a presença de treinadores, médicos, fisioterapeutas, árbitros, gerentes e profissionais de várias áreas. Além do desempenho e resultados, estiveram em pauta discussões bastante produtivas para a a melhoria dos procedimentos ligados à performance, à ética e código de conduta. Tudo isso para que a modalidade, detentora de quatro medalhas olímpicas, possa alcançar cada vez mais melhores resultados, levando em conta, acima de tudo, o bem-estar dos atletas e comissões técnicas.

Estiveram na programação assuntos como a necessidade das avaliações constantes que são realizadas, as principais lesões da modalidade e como evitá-las, assédio no esporte, código de conduta, doping, coaching esportivo, análise do cenário internacional, preparação física, nutrição, arbitragem e participação em eventos internacionais, entre outros.

Um dos temas amplamente discutido foi a prevenção e tratamento de lesões. Ações de extrema importância têm sido feitas pela equipe multidisciplinar das Seleções para evitar o máximo possível o surgimento de lesões que possam afetar o desempenho e o desenvolvimento dos atletas. Eles têm passado por avaliações constantes, que levam em conta também os treinamentos, nutrição e o tempo de recuperação, também fundamental. As principais lesões comuns da modalidade foram discutidas e todos os profissionais presentes foram orientados.

Integrante do departamento médico do COB, o Dr. Rodrigo Sasson ressaltou a importância do seminário para reunir os profissionais envolvidos com a ginástica. "Como um seminário de início de ano, foi muito importante reunir os treinadores dos principais clubes. A adesão foi muito grande. Tivemos a presença de treinadores, gestores, administradores, fisioterapeutas, equipe multidisciplinar como um todo. Conseguimos selecionar os principais temas, tanto da parte de saúde, quando falamos de prevenção e tratamento, como da parte de treinamento, planejamento e preparação física. Dividimos em dois grandes focos: a prevenção de lesão e a melhora do rendimento. Me surpreendeu positivamente a participação das pessoas. Selecionamos palestrantes específicos para cada tema. Então, nosso saldo foi extremamente positivo, tanto das palestras, ensinamentos, como da interação de toda a equipe multidisciplinar, fazendo perguntas, trocando experiência, trazendo experiência em uma espécie de intercâmbio. Tenho certeza que a ginástica como um todo saiu muito fortalecida e cresceu com esse seminário. Esperamos que esse seja somente um pontapé inicial de um trabalho em longo prazo a ser feito."

O objetivo de integrar todas as áreas e discutir diversos temas, sejam eles dos mais simples aos mais complexos, foi atingido com total êxito, segundo Luciene Resende. "O mais importante foi trocar informações para trabalharmos o ciclo olímpico, que vai até 2020. O seminário foi um passo importante para a sequência do trabalho que já vem sendo realizado. Foram discutidos assuntos complexos, que ainda não haviam sido tratados abertamente, e isso foi muito positivo. Acredito que todos saíram daqui bastante satisfeitos com o resultado", destacou. "Nossa modalidade já é vitoriosa. O Brasil foi o país que mais evoluiu no cenário mundial nesses dois últimos ciclos olímpicos e, com ações como essas, a tendência é melhorar cada vez mais", acrescentou.

Bastante discutida também foi a conduta ética, exposta pelo assessor jurídico da CBG, Paulo Schmitt. "O código de ética da CBG foi recentemente editado e merece uma análise detalhada para sua efetiva prática. Fizemos pesquisas e conseguimos ampliar a abrangência desse documento para diversas áreas. Ele reflete as boas práticas exigidas de todos aqueles que atuam na entidade. Que essas condutas não se confundam com a parte disciplinar, que tem jurisdição específica no tribunal esportivo."

Durante a apresentação do tema, os participantes tiveram a oportunidade de sanar dúvidas a respeito e fazer observações para se chegar a um modelo ideal. "Procuramos elaborar um código completo, bastante consistente e, com a colaboração de todos, chegaremos a um modelo ideal", completou Schmitt.

"Me sinto honrado com o convite para participar desse evento e parabenizo a todos pela iniciativa. Temos que reforçar as políticas de prevenção. É preciso fiscalização e punição. Tem que ser feito um controle, ter atenção permanente, denunciar e punir em caso de descumprimento das normas estabelecidas. Temos que lembrar que determinados temas não desaparecem por não se falar sobre eles. O fato de não se falar sobre manipulação de resultados, assédio sexual, assédio moral, racismo, preconceito não é bom para o esporte e para a nossa imagem. São fenômenos sociais e precisamos estar atentos para enfrentar cada um desses temas", encerrou o advogado.

O gerente de performance do COB, afirmou que os dois dias foram muito proveitosos e as discussões foram um passo importante para o desenvolvimento da ginástica. "O evento cumpriu o papel que havia sido proposto. Envolveu treinadores, coordenadores, fisioterapeutas, os profissionais que atuam diretamente na preparação dos atletas de ginástica em uma discussão que envolveu temas relacionados diretamente à função de cada um. Tivemos a questão da fisiologia, da nutrição, da preparação física, tivemos muitos aspectos técnicos, muitas questões relacionadas a planejamento e à classificação para os Jogos Olímpicos de 2020. Toda a programação desse seminário foi estudada com muito carinho para que apresentássemos informações úteis para o dia-a-dia do trabalho. As exposições foram ricas e as participações foram efetivas. Alguns temas são polêmicos e foram expostos dessa forma mesmo para colocar as pessoas para pensar, refletir, tomar suas decisões e entender quais caminhos existem. Para nós, do COB, em parceria com a CBG, nosso objetivo está sendo cumprido em oferecer a esses treinadores condições de se organizarem melhor e tratarem cada vez melhor os atletas brasileiros."

Além do seminário, a ginástica artística seguirá com um forte trabalho pelos próximos dias. A partir de amanhã, 20 atletas da ginástica artística masculina e 20 da feminina estarão reunidos no CT Time Brasil para um período de treinamento e avaliações que vai até o dia 27. Os trabalhos estarão sob a coordenação de Marcos Goto e conta com a presença de diversos treinadores.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivopiracanjuba

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.