logo CBG
Categoria: Ginástica
você está em: noticias /

Brasileiro de Ginástica Artística de Especialistas terá retorno de medalhistas olímpicos ao Rio

24/10/2017

Competição será realizada na Arena Carioca 3 no próximo fim de semana com as presenças de Arthur Nory, Arthur Zanetti e Diego Hypólito

Brasileiro de Ginástica Artística de Especialistas terá retorno de medalhistas olímpicos ao Rio

Da redação, Santo André (SP) - Nesta semana, a Arena Carioca 3, dentro do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ), irá reviver momentos mágicos. Grandes estrelas da ginástica artística nacional estarão reunidas para a disputa do Campeonato Brasileiro de Especialistas. Uma grande oportunidade para o público fluminense ver de perto atletas como os medalhistas Arthur Nory, Arthur Zanetti e Diego Hypolito.

A competição tem data marcada para o próximo sábado e domingo, mas será antecedida pelo Torneio Nacional, que conta com a participação de atletas das categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto nas divisões iniciante, intermediário e avançado.

Na disputa do masculino, o Brasileiro terá a participação de 27 ginastas no solo, salto, paralelas, barra fixa, argolas e cavalo. Eles representam dez clubes diferentes: Minas Tênis Clube (MG), Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Esporte Clube Pinheiros (SP), Grêmio Náutico União (RS), São Bernardo do Campo (SP), Serc Santa Maria (SP), Setor Leste (DF), Sogipa (RS), BFC (SP) e Taubaté (SP).

Entre os nomes, Nory, Zanetti e Hypólito retornarão ao palco da última Olimpíada, onde foram consagrados com medalhas para o Brasil.

Nory assegurou a medalha de bronze no solo logo em sua primeira participação em Jogos Olímpicos e agora se apresentará nos seis aparelhos. "Estou bem ansioso, um ano pós-Olimpíada, que foi uma conquista muito boa. Vou para representar meu clube (Pinheiros) e sempre fazer meu melhor. Sempre esperamos voltar com medalhas e fazer uma boa competição. Quero passar bem pelos aparelhos e manter o bom rendimento que tenho tido. Voltei do Mundial agora, trago a bagagem de competição e para completar me dediquei aos treinos por mais duas ou três semanas para este Brasileiro. Estou preparado para esse último campeonato do ano", disse.

Já Zanetti foi prata nas argolas e garantiu no Rio a segunda medalha olímpica dele. Quatro anos antes, em Londres 2012, o atleta do Serc Santa Maria terminou com o ouro no mesmo aparelho. Agora no Brasileiro, ele competirá nas argolas, no solo e no salto.

Enquanto Hypolito realizará a primeira competição no novo ciclo e estará no solo e no salto. A última participação do ginasta do São Bernardo foi justamente na Olimpíada, quando conquistou a prata no solo.

O feminino terá 21 representantes de seis equipes nas disputas do solo, salto, trave e assimétricas. Entre elas, está Thaís Fidelis. A ginasta de 16 anos voltou recentemente de Montreal, onde terminou a final do solo na quarta colocação logo em sua primeira participação em Mundiais, e disputará os quatro aparelhos no Brasileiro pelo Cegin (PR). Os demais clubes participantes são: Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Esporte Clube Pinheiros (SP), Serc Santa Maria (SP), Grêmio Náutico União (RS) e São Bernardo do Campo (SP).

A programação do Brasileiro terá início nesta quarta-feira (25) com os treinamentos livres, que também seguem na quinta-feira (26) no Centro de Treinamento da modalidade, que fica ao lado da Arena Carioca 3. Na sequência, os ginastas realizarão o treinamento de pódio e mais uma sessão de treinos livres na sexta-feira (27), véspera do início da competição. O sábado (28) terá as classificatórias do masculino, das 9h às 13h20, e do feminino, das 9h25 às 11h30. No domingo (29), as finais começam às 10h e terminam às 12h30.

"Na quinta, teremos a cerimônia de abertura com a Marina Elali, que vai cantar o Hino Nacional e fará um show na sequência. Depois, terá um show de todas as modalidades, da ginástica para todos, aeróbica, rítmica, trampolim e ainda um casal de mestre-sala e porta-bandeira. Este é um momento muito especial para a Federação por estar recebendo o Brasileiro e o Torneio Nacional e pela possibilidade de ter os medalhistas olímpicos que se consagraram na Rio 2016. Os três estarão competindo e fazendo séries de alta performance, fora os outros nomes todos que estarão presentes", informou Bruno Chateaubriand, presidente da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro.

Programação

Quarta-feira (25)
8h às 20h15: Treinamento de pódio e escalonado GAM/GAF - Torneio
9h às 18h: Treinamento livre GAM/GAF - Brasileiro
20h30: Congresso técnico

Quinta-feira (26)
8h30 às 21h: Competição Iniciante GAM/GAF - Torneio
9h às 18h: Treinamento livre GAM/GAF - Brasileiro
14h às 18h50: Treinamento escalonado Intermediário e Avançado GAF - Torneio
16h às 19h: Treinamento livre Intermediário e Avançado GAM - Torneio
21h: Cerimônia de abertura

Sexta-feira (27)
9h às 12h - Treinamento de pódio GAM/GAF - Brasileiro
13h30 às 18h10: Competição Intermediário GAM/GAF - Torneio
17h30 às 20h30: Competição Avançado GAM/GAF - Torneio
15h às 18h - Treinamento livre GAM/GAF - Brasileiro

Sábado (28)
7h30 às 9h: Aquecimento GAM - Brasileiro
9h às 13h20: Competição GAM - Brasileiro
7h50 às 9h20: Aquecimento GAF - Brasileiro
9h25 às 11h30: Competição GAF - Brasileiro

Domingo (29)
8h30 às 10h: Aquecimento livre nos aparelhos GAM - Brasileiro
8h50 às 10h20: Aquecimento nos aparelhos GAF - Brasileiro
10h às 12h30: Competição GAM - Brasileiro
10h25 às 12h30: Competição GAF - Brasileiro
12h45: Premiação - Brasileiro

Serviço
Campeonato Brasileiro de Especialistas e Torneio Nacional de Ginástica Artística
Data: 25 a 29 de outubro
Local: Arena Carioca 3 - Parque Olímpico
Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro (RJ)

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

CENTRO DE
EXCELÊNCIA
LOTERIAS CAIXA

logo_caixa

Encontre um
centro de excelência
em seu estado.

“Os CELCs proporcionam de forma democrática a inclusão social por meio da prática da ginástica, além de outros princípios como fomento da modalidade, capacitação de profissionais, massificação esportiva e descoberta de novos talentos”

Henrique Motta
Diretor Esportivo da CBG

PATROCINADOR MASTER

caixagov federal

PATROCINADOR OFICIAL

neutroxvivo

APOIADORES

estácionew oncomitê olimpico do Brasilcomitê brasileiro de clubesAutoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Copyright 2022
Confederação Brasileira de Ginástica.
Todos os direitos reservados.

Telefone: (79) 3211-1206
Atendimento: Seg a Sex, 08h às 18h.

Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo, 419
Suissa, Aracaju - SE, 49050-240

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.