História

A CBG, tem trinta e oito anos, como entidade de administração nacional. Esta autonomia, foi conquistada por inúmeros brasileiros, entre ginastas, técnicos, árbitros e dirigentes...

A CBG, tem trinta e oito anos, como entidade de administração nacional. Esta autonomia, foi conquistada por inúmeros brasileiros, entre ginastas, técnicos, árbitros e dirigentes.

Todos com indiscutível importância no tempo, diz-se que a história da ginástica, teve seu começo com a colonização dos alemães. Fato compreensível, pois as raízes de nossa modalidade, estão nas atitudes de Johann Friedrich Ludwig Jahn, que nasceu no Norte da República Democrática Alemã, conhecido como precursor da ginástica, tem o reconhecimento do mundo como o “PAI DA GINÁSTICA OLÍMPICA”.

A colonização que iniciou no Rio Grande do Sul, espalhou sementes durante um longo tempo, para ver em 1951 a oficialização da ginástica olímpica, com as federações do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

Esta história, tão cuidadosamente registrada pelo professor Nestor Soares Públio, no livro Evolução Histórica da Ginástica Olímpica, mostra que 1951 foi o ano, onde as atitudes consolidaram os fatos que proporcionaram as maiores mudanças.
Foi neste ano que a ginástica, filiou-se a Confederação Brasileira de Desportos – CBD, realizou o primeiro Campeonato Brasileiro em São Paulo, e o Brasil filiou-se a Federação Internacional de Ginástica – FIG.

Sem qualquer dúvida estes fatores alavancaram uma nova época, e a família recebeu outras notáveis personalidades, que aceleraram o desenvolvimento como a Professora IIona Peuker, uma húngara, responsável pela introdução e propagação a ginástica moderna, hoje denominada G.R.D.(Ginástica Rítmica Desportiva). O professor Enrique Wilson Libertário Rapesta, nascido na Argentina, considerado como o maior incentivador da Ginástica Olímpica de nosso país.

O crescimento da ginástica se concretizava a cada ano, com um incansável e determinado trabalho realizado entre 1951 a 1978. Foram inúmeros feitos, conquistas, que levaram a centenas de pessoas envolvidas a acreditar e deflagrar um novo e arrojado caminho.

Criar uma entidade especializada, definir uma identidade independente, agregando-a a tão grandiosos louros do passado, para um futuro promissor.

Nasceu em 25 de novembro de 1978, a Confederação Brasileira de Ginástica, elegendo como seu primeiro presidente Dr. Siegfried Fischer.

A CBG, assim chamada pela maioria, começou a sua identificação singular, quando recebeu do criador Dr. Siegfried Fischer, sua majestosa logomarca. O estudo que todos, com perene orgulho usaram de geração a geração.

Patrocinador oficial

Fornecedor de Material Esportivo

COMITÊ filiado

Ministério do Esporte

Centro de Excelência